Normas
Os trabalhos submetidos a esta revista para publicação deverão ser encaminhados via email (como arquivo atachado) para o endereço educacao@anchieta.br, em formato Word for Windows. Em cada edição será publicado um trabalho por autor. Só se aceita um trabalho por autor. O texto deverá ser digitado em fonte Times New Roman, letra 12, com espaço entrelinhas de 1,5. Tamanho do papel A4 com margens superior e inferior de 2,5 cm, esquerda de 3,0 cm e direita de 2,0 cm. Artigos, ensaios, entrevistas, relatos de expeirência, deverão ter, no mínimo, 10 páginas e, no máximo, 20 páginas, incluindo imagens e referências. As resenhas deverão ter extensão mínima de 2 e máxima de 5 páginas, e o objeto da resenha não pode ter mais do que dois anos de publicação ou de reedição. Traduções poderão ter até 30 páginas.
1 - Estrutura
O trabalho deve obedecer à seguinte sequência:
- título, centralizado, em maiúsculas com negrito, no alto da primeira página, em artigo. Resenha não terá título, mas, em seu lugar, a(s) referência(s) bibliográfica(s) do(s) texto(s) resenhado(s), organizada(s) de acordo com as normas da revista;
- nome do autor, por extenso, com apenas o sobrenome em maiúsculas, duas linhas abaixo do título, alinhado à direita;
- filiação institucional, em nota de rodapé, puxada do sobrenome do autor, na qual constem o departamento (no caso de docente), o programa de pós-graduação (no caso de aluno de pós), a faculdade (ou o instituto, ou o centro), a sigla da universidade, a cidade, o estado, o país e o endereço eletrônico do autor;
- resumo (de artigo), precedido desse subtítulo e de dois-pontos, em parágrafo único, de no máximo 100 palavras, justificado, sem adentramento, em espaçamento simples, duas linhas abaixo do nome do autor;
- palavras-chave (de artigo), no máximo sete, precedidas desse subtítulo e de dois-pontos, com iniciais maiúsculas, separadas por ponto, fonte normal, em alinhamento justificado, espaçamento simples, sem adentramento, duas linhas abaixo do resumo;
- abstract e keywords: o resumo dos textos em português deverá ser apresentado também em uma das seguintes línguas: inglês, espanhol ou francês. Precedidos desses subtítulos e de dois pontos, o texto e as palavras destacadas deverão vir em itálico, tendo, nos outros aspectos, a mesma formatação do resumo e das palavras-chave, respectivamente;
- texto, iniciado duas linhas abaixo das palavras-chave, em espaçamento um e meio. Os parágrafos deverão ser justificados, com adentramento de 1,25 cm na primeira linha. Os subtítulos correspondentes às seções do trabalho deverão figurar à esquerda, em negrito, sem numeração e sem adentramento, com a inicial da primeira palavra em maiúscula. Os subtítulos obrigatoriamente utilizados (Resumo, Palavras-chave, Abstract, Keywords, Referências) também se submetem a essa formatação. Deverá haver espaço de uma linha entre o último parágrafo da seção anterior e o subtítulo, assim como entre este e o parágrafo inicial da nova seção. Todo destaque realizado no corpo do texto será feito em itálico. Exemplos aos quais se faça remissão ao longo do texto deverão ser destacados dos parágrafos que os anunciam e/ou comentam e numerados, sequencialmente, com algarismos arábicos entre parênteses.
- referências, precedidas desse subtítulo, alinhadas à esquerda, justificadas, sem adentramento, em ordem alfabética de sobrenomes e, no caso de um mesmo autor, na sequência cronológica de publicação dos trabalhos citados, duas linhas após o texto ou os agradecimentos;
- obras consultadas ou recomendadas, precedidas de um desses subtítulos, serão incluídas, opcionalmente, duas linhas após as referências e organizadas de acordo com as mesmas normas.
2 – Referências
Deverão ser organizadas a partir dos sobrenomes dos autores (dispostos em ordem alfabética) e seguir a NBR6023:2018 da ABNT. As referências a obras traduzidas devem trazer a indicação dos créditos de tradução.
Exemplos:
(1) Monografias no todo (livros) com suportes impresso e digital (e-book)
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2018. E-book.
(2) Capítulos de livros com suporte impresso
BOMTEMPO, Edda. A brincadeira de faz-de-conta: lugar do simbolismo, da representação, do imaginário. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2005. p.57-71.
(3) Monografias no todo (dissertações e teses) com suportes impresso e online
BENINCASA, Melina Chassot. Educação Especial e Educação Infantil: uma análise de serviços especializados no município de Porto Alegre. 2011. Dissertação. Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre: Rio Grande do Sul, 2011.
LAZARETTI, Lucinéia Maria. Daniil Borisovich Elkonin: um estudo das ideias de um ilustre (des)conhecido no Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Universidade Estadual Paulista, 2008. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/97544. Acesso em: janeiro de 2019.
(4) Artigo científico publicado em periódico com suportes impresso e online.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, Fundação Carlos Chagas, São Paulo, n. 116, p. 245-262, julho de 2002.
SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPEd; Autores Associados, v. 14, n. 40, jan./abr. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413--24782009000100012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 01 mar. 2011.
(5) Legislação (norma jurídica) com suporte online
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: abril de 2019.
As referências a documentos eletrônicos deverão indicar, sempre que estiverem especificados, os dados aqui requeridos para cada gênero de texto, dispostos em conformidade com estas normas. Essas referências deverão ser acrescidas, quando for o caso, da indicação dos endereços completos das páginas virtuais consultadas e da data de acesso a arquivos on line apenas temporariamente disponíveis.
3 - Citações
- O sistema de chamada utilizado é autor-data, conforme NBR 10520:2002 da ABNT. O autor será citado entre parênteses, exclusivamente pelo sobrenome, separado por vírgula da data de publicação: (BARBOSA, 1980).
- Quando houver coincidência de sobrenomes de autores, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes: (BARBOSA, C., 1958) e (BARBOSA, O., 1959). Se ainda assim a coincidência persistir, colocam-se os prenomes por extenso: (BARBOSA, Cássio, 1965) e (BARBOSA, Celso, 1965).
- Se o nome do autor estiver citado no texto, se indica apenas a data entre parênteses: Morais (1955) assinala...
- Quando for necessário especificar página(s), esta(s) deverá(ão) seguir a data, uma vírgula e a indicação p.: (MUMFORD, 1949, p.513). Em caso de um intervalo de páginas, separa-se a inicial da final com hífen: (MORAIS, 1955, p.12-15).
- As citações de obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, deverão ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espaço: (REESIDE, 1927a, 1927b). Quando a obra tiver dois ou três autores, todos terão os sobrenomes indicados, separados por ponto-e-vírgula (OLIVEIRA; MATEUS; SILVA, 1943), e quando tiver mais, será indicado o primeiro sobrenome seguido de et al.: (GILLE et al., 1960).
- A citação direta, de até três linhas, deve estar inserida em um parágrafo comum do texto, entre aspas duplas. As aspas simples serão usadas para indicar citação no interior da citação.
- A citação direta, com mais de três linhas, deve constituir parágrafo autônomo, justificado, sem aspas, destacado com recuo de 4 cm da margem esquerda, em fonte Times New Roman, normal, tamanho 11.
- As intervenções nas citações diretas devem ser indicadas do seguinte modo: a) supressão: [...]; b) interpolação, acréscimo ou comentário: [ ].
- Para destacar trechos de uma citação, deverá ser usada fonte em itálico e ser acrescentada a expressão “grifo nosso” à referência, depois da indicação do(s) número(s) da(s) página(s). Subentende-se, portanto, que qualquer outro destaque presente nas citações sejam originais.
- As citações em línguas distintas daquela em que foi composto o texto submetido à Revista de Educação deverão ser traduzidas, com remissão a nota de rodapé, onde será transcrito o trecho original. Adotado esse critério, estará pressuposto que a tradução seja de responsabilidade do(s) autore(s) do artigo ou da resenha, sendo desnecessária qualquer outra indicação a esse respeito.
4 - Notas
Deverão ser reduzidas ao mínimo e colocadas no pé da página. As remissões para o rodapé deverão ser feitas por números, na entrelinha superior, após o sinal de pontuação.
5 – Anexos
Serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão dos textos.
6 – Ilustrações
Os trabalhos poderão conter imagens, gráficos ou tabelas, desde que essas sejam disponibilizadas pelo autor, em formato JPG, com definição de 72 dpis. Essas imagens deverão ser designadas como figuras, com numeração sequencial e indicação da fonte de onde foram extraídas.
Considerações Éticas
A responsabilidade pelos conteúdos dos artigos publicados é exclusivamente do(s) autor (es), assim como a revisão ortográfica; Os autores assinam termo de cessão de direitos autorais (termo de autorização) para publicação dos textos aprovados.
Recomenda-se fortemente que os artigos oriundos de pesquisa com seres humanos indiquem quando a referida pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética. Caso isso não tenha ocorrido, solicita-se que seja colocada nota de rodapé informando os cuidados éticos que foram considerados pelos autores/pesquisadores.
Avaliação e Aceite
Os textos serão analisados por pareceristas e deverão se adequar aos critérios editoriais da revista. A aceitação final dos artigos depende dos seguintes critérios:
- Recomendação dos pareceristas. Os textos deverão receber pelo menos dois pareceres favoráveis à publicação por parte do Conselho Editorial;
- Efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autor(es), caso necessário.