Chamada de trabalhos
hamada de trabalho:
A Revista Intersecções recebe trabalhos para as próximas edições. As propostas devem estar rigorosamente dentro das normas de publicação da Revista.
A NOVA chamada para vigésima oitava edição, referente ao ano 12, número 2, de novembro de 2019, está aberta até o dia 30 de setembro de 2019.
A vigésima oitava edição será um Volume Temático, coordenado pela Profa. Dra. Maria Clara Pivato Biajoli .
Reescrita e reinterpretação de obras canônicas: a literatura e a crítica literária como lugar de desconstrução e resistência
A ideia de reescrita e reinterpretação de obras canônicas é comumente associada aos estudos pós-colonialistas. A partir desse viés teórico, muitos críticos propuseram novas interpretações à luz das questões do imperialismo (como o clássico estudo de Edward Said, Cultura e Imperialismo), assim como diversos escritores, geralmente dos países historicamente colonizados, efetuaram a desconstrução dessas obras ao reescrevê-las a partir do ponto de vista do outro, do subalterno (como Jean Rhys emWide Sargasso Sea). Contudo, esta chamada para volume temático busca estudos que proponham análises de obras canônicas e/ou de reescrituras de obras canônicas não só a partir da teoria pós-colonial, mas também pelas abordagens de gênero, raça, classe, queer, entre outros, e seus entrelaçamentos.
Propomos, dessa forma, compor um dossiê pautado pela força questionadora da literatura e da crítica literária, construindo ambos os campos como espaços significativos de resistência a formas de pensamento homogeneizantes e excludentes.
O volume recebe também estudos interdisciplinares que envolvam outras áreas do conhecimento, como História, Sociologia, Antropologia, Música, Artes Cênicas, etc.