O (IN)SUSTENTÁVEL TRABALHO DOS CATADORES DE MATERIAL RECICLÁVEL NO BRASIL

  • Olívia de Quintana Figueiredo Pasqualeto
Palavras-chave: Catadores de material reciclável, Trabalho marginalizado, Trabalho digno, Proteção jurídico-laboral, Meio ambiente do trabalho

Resumo

Este artigo analisa o trabalho dos catadores de material reciclável em suas paradoxais facetas marginalizante e dignificante. Considerado pela própria Organização Internacional do Trabalho (OIT) uma forma de trabalho importante para o alcance de um futuro sustentável, ao olhar para este tema, surgem questões como: Como este trabalho, que é útil para o meio ambiente (e até mesmo incentivado pela própria OIT) pode deixar o trabalhador à margem do Direito e da sociedade? Este trabalho pode ser dignificante para o homem? Este trabalho pode ser seguro para o homem? O meio laborambiental em que este trabalho se desenvolve pode ser sadio e equilibrado? São reflexões como essas que este artigo se propõe a desenvolver.

Biografia do Autor

Olívia de Quintana Figueiredo Pasqualeto

Doutoranda e Mestra em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD/USP). Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP/USP). Bolsista de Doutorado do programa The Ryoichi Sasakawa Young Leaders Fellowship Fund (Sylff) em 2019. Advogada. Professora da Graduação e Pós-graduação da Universidade Paulista.

Seção
Artigos