
 

 

51 Revista Concepção | UniAnchieta 

v. 1, n. 1, jan.-jun. 2022 

A cobertura do Jornal Nacional e do Jornal da Record para casos de 

corrupção envolvendo a Igreja Universal e Marcelo Crivella: uma análise 

comparativa 

 

Daniel de Souza Brito1 
Duílio Fabbri Júnior2 

 

Resumo 
Este artigo faz uma análise de conteúdo, comparativa da cobertura jornalística do Jornal 
Nacional (TV Globo) e Jornal da Record (Record TV) sobre o episódio de escândalo de corrupção 
no governo do ex-prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos). Como 
recorte, selecionamos as edições entre 11 e 14 de setembro de 2020, época em que as 
denúncias se tornaram públicas. A pesquisa se justifica ao considerar que os telejornais 
brasileiros atuam como importantes ferramentas de construção de sentidos na sociedade. O 
objetivo do estudo é investigar os pontos distintos nas abordagens assumidas pelos telejornais 
durante a cobertura do caso. Como resultado, verificam-se que interesses políticos e 
econômicos de ambas as emissoras influenciaram nos produtos jornalísticos mesmo quando a 
cobertura tem um caráter político e de evidente interesse público.  
Palavras-chave: Telejornalismo; Jornal Nacional; Jornal da Record; Cobertura jornalística.  

 

Abstract 
This article aims a content analysis, comparing the journalistic coverage of Jornal Nacional (TV 
Globo) and Jornal da Record (Record TV) on the episode of corruption scandal in the government 
of the former mayor of the city of Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos). As an outline, 
we selected the editions between September 11th and 14th, 2020, when the complaints became 
public. The research is justified by considering that Brazilian newscasts act as important tools 
for the construction of meanings in society. The aim of the study is to investigate the different 
points in the approaches taken by TV newscasts when covering the case. As a result, it appears 
that political and economic interests of both stations influenced journalistic products even when 
the coverage has a political character and evident public interest. 
Keywords: Broadcast journalism; Jornal Nacional; Jornal da Record; Journalistic coverage.  
 
  

Introdução 

Desde a sua chegada ao Brasil, na década de 1950, a TV tem resistido ao advento 

de inovações tecnológicas comunicacionais e segue sendo um dos principais 

instrumentos de informação consumidos pela população. Segundo dados do IBGE de 

                                                
1 Graduado em Jornalismo pela Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), da Universidade Federal 
do Amazonas (UFAM).  
2 Doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestre em Comunicação e 
Mercado pela Faculdade Cásper Líbero. Graduado em Jornalismo pela PUC-Campinas. Professor e 
coordenador de cursos no Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta) e no Centro Universitário 
Salesiano de São Paulo (Unisal). Professor na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).  



 

 

52 Revista Concepção | UniAnchieta 

v. 1, n. 1, jan.-jun. 2022 

20193, 96,3% dos domicílios brasileiros possuem um aparelho televisor. Atuando como 

um elo de referência ao público, a TV e o telejornal assumem o papel de mediadores, na 

construção da realidade nacional, na construção de sentidos ao telespectador (BECKER, 

2005). 

Ao justificar que os jornalistas diariamente “organizam o mundo”, Vizeu (2009) 

afirma que há uma preocupação pedagógica no jornalismo que se legitima com o lugar 

de “poder mostrar”, “poder dizer” e de “poder analisar”. Entende-se, portanto, que o 

telespectador assume um lugar de aprendizado ao consumir os produtos jornalísticos 

televisionados diariamente.  

Ao considerar essa característica, o presente trabalho tem como objetivo analisar 

discursivamente a narrativa jornalística de um mesmo fato nos dois telejornais de maior 

audiência da TV brasileira, o Jornal Nacional e o Jornal da Record. A investigação 

compreende três edições dos telejornais exibidas entre os dias 11 e 14 de setembro de 

2020, com o objetivo de investigar os pontos distintos nas abordagens assumidas acerca 

de um episódio de corrupção envolvendo o ex-prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo 

Crivella.  

O fato noticioso a ser analisado narra uma denúncia do Ministério Público do Rio 

de Janeiro (MP-RJ), que cita o ex-prefeito da cidade, Marcelo Crivella, e o empresário 

Rafael Ferreira Alves como protagonistas de um esquema de corrupção na gestão. O 

parecer, que veio a público em 11 de setembro de 2020, aponta ainda a existência de 

indícios de que a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) estaria sendo utilizada como 

instrumento de lavagem de dinheiro por meio da administração municipal.  

O documento divulgado, com 262 páginas, traz anexado um relatório do Conselho 

de Atividades Financeiras (COAF) que indica a realização de movimentações milionárias 

envolvendo a igreja, entre o período de 5 de maio de 2018 e 30 de abril de 2019, com 

um total de R$ 5.902.134.822,00.    

O fato é um caso de corrupção com origem na gestão municipal da segunda maior 

cidade do Brasil em termos de população. Entende-se, portanto, que o acontecimento 

cumpre os critérios de noticiabilidade pressupostos no fazer jornalístico. Traquinas 

                                                
3 Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/materias-especiais/20787-uso-de-internet-televisao-

e-celular-no-brasil.html. Acesso em 29 out. 2021. 

 

https://educa.ibge.gov.br/jovens/materias-especiais/20787-uso-de-internet-televisao-e-celular-no-brasil.html
https://educa.ibge.gov.br/jovens/materias-especiais/20787-uso-de-internet-televisao-e-celular-no-brasil.html


 

 

53 Revista Concepção | UniAnchieta 

v. 1, n. 1, jan.-jun. 2022 

(2005) parte do princípio de que o valor-notícia responde à preocupação de informar o 

público dos acontecimentos que são importantes porque têm um impacto sobre a vida 

das pessoas.  

Os desdobramentos de uma investigação de corrupção envolvendo o gestor de 

uma cidade findam por impactar na vida e no cotidiano da população do determinado 

município. Constatada a relevância do fato no âmbito do interesse público, esta análise 

busca verificar, sob a ótica jornalística e da análise do discurso, a cobertura dada e as 

narrativas apresentadas nas edições dos telejornais acerca do caso, uma vez que 

qualquer ato comunicativo envolve a construção de sentidos, pois essa característica é 

própria da linguagem (BECKER, 2005).  

 

Nascimento da TV Globo na Ditadura Militar 

Para a melhor compreensão dos produtos jornalísticos analisados, faz-se 

necessário uma breve contextualização histórica e informativa das emissoras, bem 

como dos telejornais tomados aqui como objeto deste trabalho.  

Pertencente à família Marinho, a TV Globo, parte integrante do Grupo Globo, 

nasceu em 1965, durante o regime militar (1964-1985). Atualmente, a emissora chega a 

5.480 municípios brasileiros, atingindo uma população de 210.962.705, equivalente a 

99,43%4. O lançamento da emissora teve origem em um acordo firmado por Roberto 

Marinho com a empresa norte-americana Time Life, em 1962. A partir do investimento 

feito pela empresa, a estação televisiva foi ao ar.  

A emissora enfrentou críticas quanto à associação, uma vez que o artigo 160 da 

Constituição da época não permitia o investimento de grupos estrangeiros e 

interferência em meios de comunicação.  

Conforme Fabbri Júnior (2019), graças à parceria com a Time Life, a Rede Globo 

consegue se firmar no mercado, sendo um diferencial e, posteriormente, com a 

estrutura que conseguiu montar, leva ao ar, em 1969, o primeiro Jornal em rede: o Jornal 

Nacional.  

Desde que foi criada, a TV Globo esteve presente em diferentes momentos 

históricos do País. Por diversas vezes, até os dias de hoje, a emissora sofreu acusações 

                                                
4 Disponível em: https://negocios8.redeglobo.com.br/paginas/brasil.aspx. Acesso em 30 out. 2021  

 

https://negocios8.redeglobo.com.br/paginas/brasil.aspx


 

 

54 Revista Concepção | UniAnchieta 

v. 1, n. 1, jan.-jun. 2022 

de envolvimento político em determinados episódios. Segundo Avelar (1992), a Rede 

Globo se esmerou para não contrariar os militares, censurando, portanto, os seus 

próprios espectadores. A autora conclui ainda:  

A censura durante o regime militar encontrou na televisão a sua via 
natural. Particularmente na Rede Globo, as vantagens obtidas 
politicamente somaram-se às decisões comerciais e técnicas, 
produzindo um canal de televisão altamente sofisticado, do ponto de 
vista do equipamento básico de produção, e de larga penetração em 
toda a extensão territorial (AVELAR, 1992, online). 
 

Outro momento em que a emissora foi alvo de críticas, as eleições de 1989, foram 

marcadas pela edição desequilibrada de um dos debates presidenciais que ocorreu 

naquele ano, entre Lula e Fernando Collor.  Nas vésperas do encontro, os dois 

candidatos estavam tecnicamente empatados. Posteriormente, a TV Globo selecionou 

partes do debate, em um resumo, que discursivamente favoreciam a Collor, conforme 

ressalta Lima (1994).  

Esses apontamentos, entre outros, ecoam no jornalismo produzido nos dias de 

hoje pela TV Globo. Transmitido diariamente no horário nobre, o Jornal Nacional é o 

principal telejornal da grade de programação da emissora, sendo líder de audiência. 

Segundo dados consolidados do Kantar Ibope Media5, referentes ao período de 18 a 24 

de outubro de 2021, o Jornal Nacional é o noticiário televisivo mais assistido pela 

população brasileira. Atualmente, é apresentado por William Bonner e Renata 

Vasconcelos.  

 

Record TV e a relação com a Igreja Universal   

A Record TV, por sua vez, foi fundada em 1953 por iniciativa do empresário Paulo 

Machado de Carvalho (1901-1992), na cidade de São Paulo. Após passar por alguns anos 

de crise, a emissora foi adquirida, em 1989, pelo bispo Edir Macedo, líder e fundador da 

Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). A instituição religiosa assumiu o controle da 

emissora, com uma estrutura que permitiu a amplificação de sua mensagem, em busca 

de voz e voto nas instituições políticas (ROTHBERG, 2012).  

                                                
5 Disponível em: https://www.kantaribopemedia.com/dados-de-audiencia-nas-15-pracas-regulares-com-

base-no-ranking-consolidado-18-10-a-24-10-2021/. Acesso em 30 out. 2021 

 

https://www.kantaribopemedia.com/dados-de-audiencia-nas-15-pracas-regulares-com-base-no-ranking-consolidado-18-10-a-24-10-2021/
https://www.kantaribopemedia.com/dados-de-audiencia-nas-15-pracas-regulares-com-base-no-ranking-consolidado-18-10-a-24-10-2021/


 

 

55 Revista Concepção | UniAnchieta 

v. 1, n. 1, jan.-jun. 2022 

Ainda segundo Rothberg (2012), o processo de compra da emissora pela igreja 

enfrentou complicações legais, devido a sua origem: 

Ação Civil Pública proposta pela Procuradoria da República em São 
Paulo em 1999 considerou a compra da Rede Record inconstitucional, 
já que Edir Macedo não teria recursos financeiros suficientes para 
arcar com a compra e a verdadeira proprietária seria a pessoa jurídica 
da Igreja Universal, contrariando artigo constitucional segundo o qual 
apenas pessoas físicas podem ser proprietárias de concessões de TV 
(ROTHBERG, 2012, online). 
 

Ao longo dos anos, a instituição religiosa esteve em meio a acusações de 

sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. A relação indissociável construída entre a igreja 

e a Record TV fazem com que exista a ligação, por parte das investigações, de utilização 

da emissora como ferramenta para os atos ilícitos. Segundo Dantas (2011), devido à 

visibilidade adquirida por meio da associação, setores da sociedade começaram a 

fiscalizar a atuação da igreja no cenário religioso nacional, pressionando autoridades a 

tomar medidas contra irregularidades.  

Em um processo de internacionalização, controvérsias associadas à Record TV em 

outros países também são recorrentes. Em reportagem da BBC News Brasil publicada 

em junho de 20216, são mencionados indícios de crimes fiscais praticados pela Igreja 

Universal em Angola. Os investigados têm ligação com a Record TV e, segundo o texto, 

o esquema de lavagem de dinheiro envolvia o braço da emissora no país africano.  

A partir de um plano de hegemonia, a IURD passou a trabalhar a identidade 

secular, ou seja, a linguagem pública, de seu discurso, com o objetivo de ocupar espaços 

em diferentes setores da sociedade, especialmente na política (CAMURÇA, 2020). A 

eleição do então bispo licenciado Marcelo Crivella para a prefeitura do Rio de Janeiro, é 

o principal exemplo neste sentido. Segundo Almeida (2017), a eleição foi percebida para 

muitos como um passo importante para a expansão do fundamentalismo religioso no 

Brasil. 

Durante sua gestão, Crivella teve a trajetória como prefeito marcada por uma série 

de controvérsias em que prevalecia a suspeita de intromissão de interesses religiosos e 

particulares da igreja na administração da “coisa pública” (CAMURÇA, 2020). Tais fatos 

são relevantes para a discussão que será apresentada ao longo deste trabalho.  

                                                
6 Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-57381793. Acesso em 31 out. 2021  

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-57381793


 

 

56 Revista Concepção | UniAnchieta 

v. 1, n. 1, jan.-jun. 2022 

Atualmente, a Record TV possui cobertura de 5.002 municípios brasileiros, 

atingindo uma população de 205.251.76, equivalente a 96,74%7 do território nacional. 

O telejornal a ser analisado é Jornal da Record, principal noticiário da emissora. O 

telejornal foi ao ar pela primeira vez em 1972 e atualmente possui uma média de 60 

minutos de duração em cada edição.  

 

Análise – Jornal Nacional   

A íntegra da edição do Jornal Nacional de 11 de setembro de 2020 possui 59 

minutos de duração, divididos em quatro blocos. Durante a escalada, os âncoras William 

Bonner e Renata Vasconcelos destacam as principais notícias presentes na edição. 

Ambos os apresentadores dividem a chamada de reportagem sobre o caso de corrupção 

envolvendo o prefeito Marcelo Crivella.  

Durante a narração, são exibidas dois takes do prefeito Marcelo Crivella, em 

entrevistas coletivas. Nesse caso, chama a atenção a escolha das ilustrações que foram 

utilizadas. A primeira imagem mostra o prefeito distraído e desatento, olhando para o 

lado, e a segunda mostra uma expressão facial de desagrado, que em seguida se traduz 

em uma posição corporal cabisbaixa.  

 

Figura 1: Crivella aparece distraído 

 

               Fonte: captura de tela feita pelos autores. 

 

 

                                                
7 Disponível em: http://comercial.recordtv.com.br/atlas-de-cobertura/resumo/. Acesso em 1º nov. 2021 

http://comercial.recordtv.com.br/atlas-de-cobertura/resumo/


 

 

57 Revista Concepção | UniAnchieta 

v. 1, n. 1, jan.-jun. 2022 

Figura 2: Crivella demonstra insatisfação 

 
Fonte: captura de tela feita pelos autores. 

 

Conforme indica Rezende (2000), a mensagem televisiva multidimensional e 

multissensorial tender a atuar com mais intensidade sobre o receptor, repercutindo 

quase que diretamente em sua afetividade, sem passar pelo intelecto. Em adição ao 

texto lido pelos apresentadores, a combinação dos recursos visuais, como é o caso da 

expressão facial que é mostrada no trecho dessa chamada, produz no telespectador 

uma representação de fraqueza e vulnerabilidade do envolvido.  

Nesta edição do telejornal, o terceiro bloco é o maior, com 25 minutos de duração. 

Logo depois da reportagem que abre o bloco, sobre corrupção com o então governador 

do Rio de Janeiro em exercício, Cláudio Castro, é anunciada a reportagem que trata 

sobre o caso de corrupção na Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. A cabeça da 

matéria, texto lido antes de cada reportagem, é enunciada pela apresentadora Renata 

Vasconcelos: “Investigações do Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro, com base 

em documentos e troca de mensagens, colocam o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, 

como suspeito de protagonizar um esquema de corrupção na prefeitura”.  

A reportagem possui cinco minutos e 32 segundos8 e se inicia com a locução em 

off do repórter Pedro Bassan, que destaca a participação de Rafael Alves9 no esquema 

de corrupção na prefeitura do Rio de Janeiro, onde supostamente atuava como a “figura 

                                                
8 O tempo de duração dessa matéria é superior ao usual em reportagens do Jornal Nacional, cuja média 
é de um minuto e meio a dois minutos. Outro ponto a ser ressaltado é a inserção da matéria no 3º bloco 
do telejornal, geralmente usado para os casos de política, pois demonstra o interesse da Globo pela 
reportagem, uma vez que durante este segmento há um pico de audiência.  
9 O empresário Rafael Alves foi apontado como braço direito de Crivella e chefe de um esquema de 
corrupção na Prefeitura do Rio, conhecido como “QG da Propina”.  



 

 

58 Revista Concepção | UniAnchieta 

v. 1, n. 1, jan.-jun. 2022 

mais influente” na gestão do prefeito Marcelo Crivella, mesmo sem exercer cargo 

público. Em destaque, a primeira imagem a ser exibida durante a matéria é uma foto de 

Rafael abraçado a Marcelo Crivella.    

 

Figura 3: Relação entre Crivella e Rafael Alves 

 

Fonte: captura de tela feita pelos autores. 

 

O texto e imagens pontuam, a todo momento, a ligação entre Rafael Alves e o 

prefeito Marcelo Crivella. Para sustentar os argumentos apresentados, são exibidos 

documentos do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ), que citam o caso como um 

“gigantesco esquema de corrupção, peculato, fraude a licitação e lavagem de dinheiro”.  

Em seguida, é dado destaque ao trecho do parecer do MP-RJ que revela o entendimento 

de que o prefeito possui ativa participação no esquema. Nesse momento, o repórter 

evidencia o fato ao narrar o texto exibido.  

A matéria narra um episódio ocorrido seis meses antes, que indicaria a ligação 

entre os envolvidos. Durante uma busca policial na casa de Rafael Alves, o celular do 

envolvido, já apreendido, recebe uma ligação do prefeito Marcelo Crivella. As imagens, 

gravadas pela Polícia Civil, mostram que o identificador de chamadas do aparelho exibia 

nome do prefeito.  

No off, o repórter Pedro Bassan prolonga a pronúncia de algumas das palavras, 

como “efetiva” e “participação”, ao se referir ao envolvimento de Crivella. Esse recurso 

acaba soando como um artifício para dar maior ênfase à condição de “estranheza” 



 

 

59 Revista Concepção | UniAnchieta 

v. 1, n. 1, jan.-jun. 2022 

promovida pela situação inusitada. Junto à imagem, é exibida a transcrição da fala do 

prefeito ao telefone, quando este pensava estar conversando com Rafael Alves.  

O que vem a seguir na matéria é a inserção de uma passagem10 do repórter Pedro 

Bassan, na qual ele relata, novamente, os indícios que ligam o prefeito Marcelo Crivella 

a Rafael Alves. O texto da passagem é o seguinte: “Em um dos aparelhos apreendidos, 

havia 1.949 mensagens trocadas entre o prefeito e Rafael Alves. Segundo as 

autoridades, muitas continham linguagem cifrada, tentando ocultar o conteúdo das 

conversas. 

A informação levada a público por meio dessa passagem é a mais importante da 

reportagem, motivo pelo qual foi enunciada nesse formato.  

No sentido de corroborar o entendimento do MP-RJ, a reportagem traz novos indícios, 

por meio de personagens. É abordada, em tom de revelação, a delação premiada do 

doleiro Sergio Mizhary, que afirmou que as operações de lavagem de dinheiro tinham 

como um dos destinatários o prefeito Marcelo Crivella. Em seguida, são exibidas trocas 

de mensagens entre Rafael Alves e o doleiro, nas quais eles conversam sobre uma dívida 

atrasada, indicando que “a situação seria um  ‘vacilo’ e que era ‘parada’ para o Zero 

Um.” Esse trecho da mensagem é exibido em destaque, por meio de uma captura de 

tela do documento.  

A reportagem entrega que o entendimento do MP-RJ é de que a expressão “Zero 

Um” é utilizada nas mensagens em uma “expressa alusão ao atual prefeito do Rio de 

Janeiro, Marcelo Crivella”. A exemplo das mensagens, o trecho do parecer também é 

destacado durante a fala do repórter em forma de arte.  

Em outra troca de mensagens, dessa vez entre Rafael Alves e o assessor de 

Marcelo Crivella, Marcelo Faulhaber, a reportagem demonstra pontos de 

vulnerabilidade estabelecidos na relação entre o prefeito e Rafael, pontuando a 

constante insatisfação do subordinado com o papel que ocupava nos bastidores.   

É exibido o trecho na qual Alves afirma que após um possível rompimento com o 

prefeito, “seria capaz de revelar às autoridades todos os esquemas de corrupção e 

lavagem de dinheiro que ocorrem no governo e a direta participação de Marcelo 

                                                
10 Passagem é o momento em que o repórter aparece na reportagem de televisão. Tem como finalidade 
apresentar informações sobre as quais não se tem imagem ou representa uma mudança de tempo ou 
local dos fatos reportados.  



 

 

60 Revista Concepção | UniAnchieta 

v. 1, n. 1, jan.-jun. 2022 

Crivella, sua família e a igreja”.  A palavra “igreja” aparece destacada em negrito no 

documento.  

Como mostra o entendimento do MP-RJ, a palavra “igreja”, nesse momento, 

refere-se claramente à “Igreja Universal do Reino de Deus”.  

Em seguida, o off atesta um trecho do documento do MP-RJ que traz a ligação de 

Marcelo Crivella com os crimes. O texto diz o seguinte: Tais incisivas afirmativas 

comprovam, sem sombra de dúvida, que Marcelo Crivella sempre soube das ilegalidades 

que ocorriam em sua gestão. 

Ao fim da veiculação da reportagem, os apresentadores realizam a leitura de notas 

de defesa dos envolvidos no caso. O primeiro a ser citado durante este segmento é 

Marcelo Crivella, em que a defesa dele afirma que o prefeito “já havia posto à disposição 

sigilos bancário, telefônico e fiscal e que estranhou a operação de busca e apreensão 

em período eleitoral, que não existe denúncia formal e que não é réu em nenhuma 

ação”.  

Contendo três reportagens sobre fatos políticos, é possível identificar que o 

terceiro bloco reservou a maior parte de seu tempo para tratar do Rio de Janeiro, 

relacionando os crimes do governador e do prefeito.   

A íntegra do Jornal Nacional de 12 de setembro de 2020 possui 44 minutos de 

duração, divididos em cinco blocos. A edição foi ao ar no sábado. No início, os 

apresentadores narram as chamadas das principais matérias, durante a escalada, como 

de costume. No segmento, Renata Vasconcelos e William Bonner apresentam a 

reportagem que será exibida, sobre o desdobramento do caso de corrupção na 

prefeitura do Rio de Janeiro. Para ilustrar o texto, são utilizadas as mesmas imagens da 

escalada da edição do dia anterior, que mostram o prefeito Marcelo Crivella distraído e 

contrariado: “O Ministério Público afirma que a Igreja Universal do Reino de Deus foi 

usada para lavar dinheiro desviado no esquema de corrupção da Prefeitura do Rio. O 

prefeito Marcelo Crivella nega as acusações”. 

Vale destacar que, durante a fala de que a igreja teria sido utilizada no esquema, 

uma imagem de Crivella assentindo com a cabeça é exibida. Durante o trecho em que 

diz que ele nega as acusações, não há imagem de Crivella. Novamente, o não verbal 

contribui com a construção do sentido que a emissora constrói para o fato e sua 

narrativa.  



 

 

61 Revista Concepção | UniAnchieta 

v. 1, n. 1, jan.-jun. 2022 

Por outro lado, dessa vez, chama a atenção a mudança na abordagem assumida 

no texto da escalada. Enquanto a chamada da matéria no dia anterior cita apenas o 

prefeito Marcelo Crivella, na edição do dia 12 de setembro o caso passa a apresentar, 

sob a ótica do JN, um destaque maior para o envolvimento da Igreja Universal do Reino 

de Deus no escândalo. O nome da instituição religiosa é citado antes de qualquer 

menção à Prefeitura do Rio ou ao prefeito, o que permite ao telespectador o 

entendimento de que a participação da IURD no caso tenha ocorrido com importância 

capital.   

No início do quarto bloco, os apresentadores leem a cabeça da reportagem sobre 

o caso. A matéria possui 8 minutos e 11 segundos e é a maior da edição. Nota-se que, 

assim como na edição do dia anterior, a matéria sobre o caso possui um tempo de 

duração elevado para os padrões do telejornal.   

O Ministério Público do Rio de Janeiro diz ter encontrado indícios de 
que a Igreja Universal do Reino de Deus foi usada para lavar dinheiro 
da corrupção na prefeitura de Marcelo Crivella, do Republicanos. Os 
investigadores citaram movimentações atípicas de quase R$ 6 bilhões 
em um ano, nas contas da Universal. 
 

Assim como na escalada, o texto direciona o protagonismo do envolvimento no 

caso para a Igreja Universal do Reino de Deus. Outro ponto que reforça essa visão é a 

menção à quantidade de dinheiro movimentado nas contas da igreja, algo que, até 

então, não havia sido revelado pelas reportagens.  

Assim como na edição exibida um dia antes, o responsável pela reportagem sobre 

o caso é o repórter Pedro Bassan. Ele inicia a narração e a construção da matéria de 

maneira bem similar a anterior. Na narração em off é pontuado o envolvimento de 

Rafael Alves no esquema, com destaque para a relação de poder estabelecida por ele 

para com o prefeito Marcelo Crivella.  

São rememoradas conversas de Rafael com o assessor de Crivella, Marcelo 

Faulhaber, onde ele demonstra insatisfação com papel que desempenhava no governo. 

Sustentada pelos argumentos do MP-RJ, a matéria reafirma que Rafael revelou à 

Faulhaber que seria “capaz de revelar às autoridades todos os esquemas de corrupção 

e lavagem de dinheiro que ocorrem no governo e a direta participação de Marcelo 

Crivella, sua família e a igreja”. Neste momento, é exibido trecho deste parecer, que 

inclui ainda menção nominal direta à Igreja Universal do Reino de Deus.   



 

 

62 Revista Concepção | UniAnchieta 

v. 1, n. 1, jan.-jun. 2022 

Novas mensagens também são apresentadas. Nelas, Rafael diz que, em caso de 

interferência com o irmão, destruiria “ele, igreja, família”. Destacadas em azul, as falas 

são exibidas durante a reportagem em uma arte.  

Ao fazer a leitura das mensagens, o repórter utiliza de um tom teatral, como se 

estivesse interpretando as falas. É possível identificar durante a narração a prolongação 

de palavras como “igreja” e “família”, artificio utilizado para dar maior ênfase ao trecho.  

O desdobramento da investigação é retomado em seguida, com a exibição de trechos 

do documento que apontam como “revelações bombásticas” os indícios de vinculação 

do esquema à igreja presentes nas mensagens. São citadas bilionárias movimentações 

atípicas reveladas em relatório que analisou informações de CNPJs da IURD. Nesse 

momento, é exibida em destaque uma imagem de um templo da igreja no Rio de 

Janeiro.  

Informações acerca das movimentações financeiras da igreja identificadas pelo 

Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) são exibidas durante a narração.  

O texto da reportagem frisa que o fato de existirem movimentações atípicas não 

significa, necessariamente, a existência de crime. Porém, logo em seguida, destaca 

trecho do documento do MP-RJ que diz ser “verossímil concluir que a entidade religiosa 

está sendo utilizada como instrumento para lavagem de dinheiro fruto da endêmica 

corrupção instalada na alta cúpula da administração municipal.”  

O trecho é lido na íntegra pelo repórter. Chama a atenção o fato de a reportagem 

apresentar um argumento em “defesa” dos envolvidos para, no instante seguinte, 

mostrar conclusões sólidas, baseadas em um objeto de investigação, que reforçam a 

ideia de culpa e existência de atos ilícitos.  A leitura do trecho do MP funciona, aqui, 

como um discurso competente. A emissora recorre ao discurso de autoridade do órgão 

para construir sua narrativa, como é próprio do Jornalismo, a partir dos critérios de 

objetividade e equilíbrio noticiosos.  

Após este segmento, a reportagem dá continuidade aos argumentos que ligam a 

igreja ao esquema, citando o envolvimento de Mauro Macedo e Macedo e Marcelo 

Crivella com a IURD. O texto afirma que Mauro é primo de Edir Macedo, fundador da 

instituição religiosa e que ele foi tesoureiro da campanha do prefeito Crivella em várias 

oportunidades.  



 

 

63 Revista Concepção | UniAnchieta 

v. 1, n. 1, jan.-jun. 2022 

Em seguida, a reportagem destaca que Marcelo Crivella é bispo licenciado da 

Igreja Universal. O repórter Pedro Bassan aparece nesse momento, em uma passagem.  

A passagem destaca, novamente, os argumentos que sustentam a ligação entre os 

envolvidos e a participação deles nos esquemas de corrupção. Como indício de reforço 

a essa tese, os telespectadores são levados a novos episódios. Ao passo em que exibe 

uma imagem de Rafael, a reportagem afirma, sob argumento de “autoridades”, que ele 

atuou para impedir a demolição de parte da residência do senador Romário (Podemos).   

Mensagens de Rafael para o prefeito Crivella são exibidas. Nos textos, ele fala 

sobre a possível demolição da residência e pede para que o prefeito “segure” a 

operação, sob o argumento de que o senador havia ligado e que ele era um 

“companheiro”. É então destacada a mensagem do prefeito em resposta ao pedido: 

“Claro, amigo. Me dá o endereço”. Todos esses trechos são citados pelo repórter de 

forma teatral, o que permite traduzir documentos formais e complexos para uma 

linguagem mais cotidiana, acessível ao grande público. 

A interpretação do MP-RJ sobre o episódio é exibida logo em seguida. Segundo a 

investigação, Rafael conseguiu “convencer o prefeito Marcelo Crivella a rever um ato 

legítimo da administração municipal para atender interesses exclusivamente 

particulares.”  

Em outra passagem, desta vez com o Sambódromo da Marquês de Sapucaí como 

fundo, o repórter Pedro Bassan diz: “Os documentos mostram que a influência de Rafael 

Alves levou o prefeito a interferir em um assunto com que Marcelo Crivella raramente 

se envolve: o Carnaval”. Neste momento, são trazidas à tona informações do histórico 

turbulento do prefeito com o carnaval carioca. A reportagem afirma que, durante os 

últimos quatro anos, a prefeitura diminuiu consideravelmente os repasses às escolas de 

samba.  

Como contraponto, a reportagem mostra que as mensagens de Rafael Alves 

indicam que o prefeito interferiu nos resultados dos desfiles do ano de 2018. Em carta, 

Crivella diz que a prefeitura não teria nada a opor ao convite para que as últimas 

colocadas permanecessem no grupo de elite. Em resultado a isso, duas agremiações, 

Grande Rio e Império Serrano, não foram rebaixadas.  

Em troca de mensagens com o doleiro Sergio Mizrahy, Rafael Alves envia uma foto 

do prefeito assinando o documento e comemora: “Todos viram que quem manda sou 



 

 

64 Revista Concepção | UniAnchieta 

v. 1, n. 1, jan.-jun. 2022 

eu e ponto”, “a caneta é minha, e não de A ou B, só minha”. As falas são exibidas em 

destaque.  

Neste momento, fotos de Rafael e Crivella caminhando juntos são exibidas. 

Enquanto as imagens que indicam ligação entre os dois são mostradas, o repórter 

finaliza a reportagem dizendo: 

Esse nível de influência exercido sobre o prefeito, por uma pessoa que 
nem sequer é funcionário público, levou a desembargadora Rosa 
Helena Guita, que cuida do caso, a dizer na decisão: “a subserviência 
do prefeito a Rafael Alves, é assustadora.” 
 

O trecho da fala do entendimento da desembargadora é mostrado em destaque, 

como imagem de encerramento da reportagem. Após a matéria, já na bancada, é 

reservado o espaço para que os apresentadores leiam as falas de defesa dos envolvidos. 

A apresentadora Renata Vasconcelos destaca que o prefeito Crivella divulgou vídeos em 

sua defesa. 

Editado, o trecho do vídeo de defesa exibido pelo JN ficou com cerca de 1 minuto 

e 20 segundos,  o que significa 1/3 do vídeo original, conforme discutido mais à frente 

Nele, Crivella está acompanhado de secretários da gestão municipal. Em sua fala, ele 

afirma com palavras contundentes a sua inocência, sob os argumentos de que não há 

delação de doleiros e contas no exterior.  

Ao nomear alguns dos integrantes da equipe que estavam junto a ele, Crivella 

também diz ter “absoluta certeza de que as licitações foram conduzidas pelo sagrado 

interesse do povo.” Em sua defesa, o prefeito cita casos em que ele “lutou contra a 

corrupção” após assumir a gestão.  

De volta ao estúdio, William Bonner diz que durante o vídeo publicado pelo 

prefeito, ele criticou a cobertura jornalística da TV Globo sobre o caso: “O prefeito 

Marcelo Crivella criticou a reportagem da Globo sobre as denúncias do Ministério 

Público Estadual e da Polícia Civil e afirmou que elas têm o objetivo de interferir no 

processo eleitoral.” 

O trecho da fala do prefeito não foi exibido. Em resposta, a TV Globo disse na voz 

de William Bonner, o porta-voz da emissora, conforme discutido por Fabbri Júnior 

(2019). O trecho lido é o seguinte: “Em suas reportagens, a Globo foi absolutamente fiel 

ao que afirmaram os procuradores e aos documentos que embasaram a operação, sem 

nenhum outro objetivo senão o de informar o público”.  



 

 

65 Revista Concepção | UniAnchieta 

v. 1, n. 1, jan.-jun. 2022 

Tanto no comentário do apresentador sobre a fala do prefeito, quanto na resposta 

da Globo, é possível identificar que a emissora justifica, a todo momento, a produção 

das reportagens com base nos documentos de investigação das autoridades.  

Publicado no perfil do Facebook de Marcelo Crivella, o vídeo na íntegra, em que 

ele apresenta seus argumentos de defesa possui 4 minutos e 24 segundos. Entretanto, 

os argumentos iniciais possuem uma abordagem “de ataque”, de crítica à cobertura da 

TV Globo sobre o caso. Logo nas primeiras falas, ele diz:  

As edições do RJTV e do Jornal Nacional de ontem à noite mostram 
claramente a intenção de interferir no processo eleitoral. Eles dizem: 
“há informações de que o Ministério Público possui robustas provas 
de que o prefeito comanda um gigantesco esquema de corrupção na 
prefeitura”. Repare como é vaga essa afirmação. Qual promotor disse 
isso? Onde estão as provas? 
 

Em seguida, o então prefeito Crivella ataca diretamente a família Marinho, 

proprietária das Organizações Globo: “(...) Aliás, quem tem delação de doleiro, de 

milhões de dólares, é a família Marinho, que é dona da Rede Globo de Televisão. (...) 

Quem são os meus acusadores? Apenas meras ilações da Rede Globo de Televisão.” Em 

outros trechos, ele continua com as provocações à emissora, antes de encerrar o vídeo:  

Tendo em vista a interferência repugnante da Globo no processo 
eleitoral, agindo como partido de oposição, inconformada por não ter 
recebido os R$ 150 milhões de publicidade que foi dado a ela no 
governo anterior. (...) Uma última coisa: reafirmo meu compromisso, 
de que se a Globo pagar os R$ 33 milhões que deve em contas 
atrasadas à Prefeitura, colocarei todo esse recurso para melhor o 
sistema de saúde que eles tanto criticam. 
 

Nota-se que a TV Globo optou por não exibir nenhuma das menções de Crivella à 

emissora, cortando os diversos trechos em que isso acontece e deixando apenas aqueles 

em que o prefeito tratava exclusivamente sobre seus argumentos de defesa.  

A íntegra da edição de 14 de setembro de 2020 do Jornal Nacional possui 59 

minutos e 58 segundos, divididos em quatro blocos. A edição foi ao ar na segunda-feira. 

No terceiro bloco, é feita a leitura de apenas uma nota de atualização sobre a 

investigação de corrupção envolvendo a gestão do prefeito Marcelo Crivella na 

prefeitura do Rio de Janeiro. Lida por ambos os apresentadores, a nota inicia tratando 

sobre o pedido de habeas corpus por parte da defesa do investigado, que critica 

reportagem da Globo e afirma que a operação foi ilegal e tem caráter eleitoral.  



 

 

66 Revista Concepção | UniAnchieta 

v. 1, n. 1, jan.-jun. 2022 

Esse desdobramento vai ao encontro dos ataques feitos por Crivella à TV Globo 

em vídeo publicado por ele em suas redes sociais, no qual afirmava que a cobertura da 

emissora possuía objetivos escusos, com o objetivo de interferir no processo eleitoral. 

A nota diz:  

Os procuradores afirmam ainda – “Os fatos e argumentos narrados no 
requerimento cautelar são de extrema gravidade e encontram amparo 
em farto suporte probatório, sendo inegável o interesse público de 
que as informações, até então coletadas nos autos sejam submetidas 
ao conhecimento de cada cidadão.” 

 
Na cobertura deste caso, é possível identificar que a TV Globo manteve a postura 

da edição anterior. Não exibiu detalhes de trechos das falas da defesa de Marcelo 

Crivella presentes no habeas corpus por opção editorial. Além disso, baseou os 

argumentos de justificativa de sua cobertura jornalística no entendimento dos 

investigadores envolvidos na operação. Nota-se que essa característica fica ainda mais 

evidente uma vez que texto cita nominalmente o Ministério Público do Estado, o relator 

do HC e Procuradores do caso.  

 

Análise – Jornal da Record 

Com 59 minutos de duração, a edição de 11 de setembro de 2020 do Jornal da 

Record é dividida em três blocos. A edição foi ao ar na sexta-feira. Na abertura, é exibida 

uma matéria sobre a atividade clandestina de serviços de transporte em aeroportos. Em 

seguida, é feita a escalada dos destaques da edição. Entre os temas, está a prisão de 

chefes do tráfico de drogas no Brasil e no Paraguai, operação contra corrupção 

envolvendo o Secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro e o depoimento do 

presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre interferência na Polícia Federal.  

São exibidas matérias envolvendo ocorrências policiais, reabertura de agências do 

INSS, atualizações sobre a situação da pandemia de Covid-19 no Brasil, bem como de 

testes da vacina contra a doença. Todos esses temas também foram tratados pelo Jornal 

Nacional, com exceção dos transportes clandestinos em aeroportos Em seguida, inicia 

uma reportagem sobre a prisão do Secretário de Educação do Estado do Rio Janeiro, 

Pedro Fernandes, em investigação de corrupção no governo. Com base em informações 

do MP-RJ, a matéria afirma que o envolvido teria cometido irregularidades na gestão da 

Fundação Leão XIII, que atua como braço social do governo estadual.  



 

 

67 Revista Concepção | UniAnchieta 

v. 1, n. 1, jan.-jun. 2022 

A reportagem chama a atenção para trechos do documento que expõem as 

denúncias, e aponta para valores de contratos e desvios durante o período em que os 

ex-governadores Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão estavam no cargo. Cita ainda o 

envolvimento da ex-deputada federal, Cristiane Brasil no esquema, apontando que as 

ações dela teriam ocorrido no período em que atuava na gestão municipal, na época em 

que Eduardo Paes era prefeito da cidade.  

Irregularidades na prefeitura de Cruzeiro do Sul, no Acre, são tema da matéria 

exibida em seguida. São detalhados desdobramentos da operação de investigação, que 

culminou na prisão dos envolvidos. Ao longo do bloco, são abordados assuntos 

internacionais e de âmbito federal. Durante um segmento intitulado “Eleições 2020 – O 

Voto na Record”, o telespectador é informado sobre a oficialização da candidatura de 

Márcio França à prefeitura de São Paulo. Neste momento, percebe-se que as eleições 

daquele ano já estão sendo pautadas oficialmente no telejornal.  

No último bloco, são exibidos temas variados e o segmento de previsão do tempo. 

A edição finaliza com uma matéria de temática leve, sobre um coral no Rio Grande do 

Sul. Não há menção ao longo do noticiário às denúncias envolvendo o ex-prefeito do 

Rio, Marcelo Crivella.  

Isso pode ser considerado como uma forma de silenciamento por parte do 

telejornal, fato que pode ser visto pelo telespectador crítico como uma ação deliberada, 

conforme indica Orlandi (2007) ao dizer que o equívoco e a incompletude podem ser 

vistos não como meros acidentes da linguagem, mas como o cerne de seu 

funcionamento.  

Publicado no canal oficial da Record TV no Youtube11, o vídeo da edição do 

telejornal permite a interação de usuários da plataforma, o que não acontece com a 

Rede Globo, que não permite a exibição dos vídeos no site. Na página da emissora, não 

há possibilidade de interação dos internautas.  

Durante a produção desta análise, foi possível identificar a existência de 

comentários de espectadores questionando a ausência de material sobre o episódio de 

corrupção na prefeitura do Rio de Janeiro.  

                                                
11 Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MUzHYUb10xo&ab_channel=JornaldaRecord . 
Acesso em 02 nov. 2021 



 

 

68 Revista Concepção | UniAnchieta 

v. 1, n. 1, jan.-jun. 2022 

Com uma hora e três minutos de duração, a edição de 12 de setembro de 2020 do 

Jornal da Record é dividida em três blocos. A edição foi ao ar no sábado. A matéria que 

abre o telejornal alerta sobre o perigo de afogamento em praias e balneários. Na 

escalada, são destacadas matérias sobre a pandemia de Covid-19, estudos sobre a 

vacina e ocorrências policiais.  

Durante o primeiro bloco, são abordados temas como a inadimplência durante a 

pandemia, situação de empresas em meio à crise e outros assuntos envolvendo a 

conjuntura causada pela Covid-19.  

No segmento “Eleições 2020” são abordadas homologações de quatro partidos 

políticos para candidaturas à prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Ao longo da edição, 

o único outro momento onde a editoria de política brasileira é citada trata de uma 

matéria envolvendo o encontro do presidente Jair Bolsonaro com ministros e 

deputados.  

Assim como na edição do dia anterior, o telejornal encerra com uma matéria de 

temática leve, sem fazer menção ao caso envolvendo corrupção na gestão da cidade do 

Rio de Janeiro.  

Com uma hora e oito minutos de duração, a edição de 14 de setembro de 2020 do 

Jornal da Record é dividida em três blocos. A edição foi ao ar na segunda-feira. O 

noticiário abre com uma matéria sobre uma operação do Ministério Público de São 

Paulo que culminou na prisão de um líder de facção criminosa. Na escalada, são 

destacadas matérias sobre testes da vacina contra Covid-19, denúncia da Operação 

Lava-Jato contra o ex-presidente Lula e incêndios no Pantanal e nos Estados Unidos.  

Ainda no primeiro bloco, é feita chamada para matéria sobre denúncia do 

Ministério Público Federal contra o então governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson 

Witzel, sob acusações de desvio de dinheiro na área da saúde. A reportagem exibida 

chama a atenção para a presença de um “novo elemento”, a participação do então ex-

prefeito Eduardo Paes. O apresentador destaca que “Paes e o candidato a vice dele para 

as eleições de novembro foram fotografados com José Carlos de Melo”. Em delação, 

Melo foi apontado como intermediário de contratos no governo que envolveriam 

propina.  

A matéria abre com uma fotografia de Eduardo Paes dentro de um veículo. A 

narração em off aponta que se trata do “atual candidato” à prefeitura do Rio a caminho 



 

 

69 Revista Concepção | UniAnchieta 

v. 1, n. 1, jan.-jun. 2022 

do encontro com o envolvido no esquema de corrupção. O texto informa que as fotos 

constam nas investigações que apuram os desvios.  

Entretanto, logo em seguida, durante uma passagem da repórter Priscila Tovic, é 

dito que Paes não é investigado pela operação, sendo resgatados, na verdade, indícios 

de envolvimento do político em atos ilícitos no passado. Pode ser identificada, aqui, uma 

contradição na construção da reportagem e uma tentativa de indução ao telespectador.  

Embora Eduardo Paes não seja alvo desse processo, ele já é réu por 
lavagem de dinheiro, corrupção passiva e falsidade ideológica 
eleitoral. Pela denúncia do Ministério Público Federal, o ex-prefeito do 
Rio teria recebido mais de R$ 10 milhões do Departamento de Propina 
da Odebrecht para a campanha de 2012 e, agora, ainda pode 
responder por evasão de divisas. 
 

No terceiro bloco, é anunciada uma matéria especial intitulada “O lado oculto do 

Império”. A reportagem trata sobre a delação premiada do doleiro Dario Messer, que é 

réu na Operação Lava-Jato e teria revelado uma ligação estreita com a Família Marinho, 

proprietária da Rede Globo. O texto da chamada diz: “O doleiro dos doleiros relevou um 

esquema clandestino de repasse de dinheiro vivo que ultrapassaria R$ 1,5 milhão, e essa 

não foi a primeira vez que os donos do Grupo Globo foram delatados à Justiça”. 

Durante a matéria de aproximadamente oito minutos de duração, são abordadas 

supostas movimentações financeiras ilegais envolvendo a família Marinho. Como 

argumentos, são utilizadas as delações premiadas do doleiro. Segundo a reportagem, 

Dario Messer é um “velho aliado da família Marinho” e esteve envolvido em outros 

casos de corrupção na gestão do governo estadual de Sérgio Cabral.  

O texto classifica os atos como uma “operação clandestina”, ao dizer que o doleiro 

entregava dólares na sede da emissora carioca, quantias que posteriormente chegariam 

às mãos dos membros da família. Ao falar em possível “sonegação fiscal” por parte do 

Grupo Globo, a matéria encerra com uma música de suspense. A reportagem integra 

uma série especial sobre o tema, com outras três matérias exibidas ao longo daquela 

semana, que não serão aqui analisadas, por estarem fora do recorte temporal em que 

este trabalho se baseia.  

A edição não faz menção às denúncias do MP-RJ sobre o esquema de corrupção 

na prefeitura do Rio. Publicado no Youtube, o vídeo da íntegra do telejornal desta vez 



 

 

70 Revista Concepção | UniAnchieta 

v. 1, n. 1, jan.-jun. 2022 

tem a aba de comentários desativada, não permitindo a interação de espectadores 

neste sentido.  

 

Considerações Finais  

A televisão é o meio utilizado diariamente por milhões de cidadãos brasileiros para 

se buscar informação. Ao considerar que os telejornais do País atuam como produtores 

de sentido, espera-se que os mesmos possam cumprir o papel de informar e 

contextualizar, de forma plena, sobre os acontecimentos relevantes à sociedade. Ao 

investigar a cobertura do caso de corrupção na cidade do Rio de Janeiro, por meio do 

recorte das edições do Jornal Nacional, da TV Globo, e Jornal da Record, da Record TV, 

foi possível identificar que as emissoras se distanciaram e assumiram abordagens 

distintas.  

Existe a constatação de que o Jornal Nacional dedicou um espaço considerável de 

tempo para as matérias sobre o caso. Nas reportagens, foram utilizados documentos 

divulgados pelos responsáveis pela investigação como fonte de argumentos. A todo 

momento, as conexões entre Crivella e os envolvidos nos esquemas são reforçadas por 

meio de recursos do telejornalismo, como a inserção de imagens e artes.  

A participação da IURD ganha destaque na abordagem construída pelo Jornal 

Nacional, na qual, em um dado momento, a igreja é colocada no centro da notícia, em 

lugar de protagonismo. Desse modo, o pensamento do telespectador é direcionado para 

o entendimento de que a instituição religiosa possui papel capital no funcionamento do 

esquema. Além disso, as acusações de Crivella contra a TV Globo são subtraídas na 

edição do telejornal, fato que evidencia a existência de escolha deliberada do que 

mostrar e do que não mostrar.  

Por outro lado, no Jornal da Record não há qualquer menção ao caso analisado. O 

telejornal aborda, durante as edições, temas variados e de interesse público, mas deixa 

de informar sobre um acontecimento relevante para a sociedade. Um fato que torna 

esse problema expressivo é a existência de matérias acerca da corrupção no governo do 

Estado do Rio de Janeiro, enquanto o episódio de investigação contra o ex-prefeito é 

ignorado. O silenciamento identificado no Jornal da Record ganha ainda mais corpo ao 

passo em que matérias com narrativas contra o então candidato à Prefeitura do Rio de 

Janeiro e adversário de Marcelo Crivella, Eduardo Paes, são exibidas.  



 

 

71 Revista Concepção | UniAnchieta 

v. 1, n. 1, jan.-jun. 2022 

O processo de reflexão produzido por meio dessa análise revela a importância da 

leitura crítica dos produtos midiáticos por parte de profissionais da comunicação, 

estudantes e telespectadores em geral. A partir da identificação de diferentes 

elementos de conteúdo e da narrativa jornalística, é possível enxergar com mais clareza 

os enquadramentos e recortes existentes nos telejornais e, dessa forma, construir um 

debate sobre visões distintas de um mesmo fato. Além disso, percebe-se como as 

relações históricas, de fundo político e econômico, influenciam as coberturas de ambas 

as emissoras, inclusive, promovendo uma inversão de alguns valores jornalísticos 

básicos, como a relevância. No caso do Jornal da Record, por exemplo, esse aspecto foi 

negligenciado, em nome da relação de Crivella e a igreja.  

Os sentidos completamente opostos assumidos pelos telejornais durante a 

cobertura jogam luz às reais motivações por trás das abordagens explicitadas ao longo 

deste trabalho. Pode-se observar que critérios inerentes à prática jornalística foram 

deixados de lado, dando lugar a equívocos e revelando interesses político-econômicos 

por parte de ambas as emissoras.  

 

Referências bibliográficas 

ALMEIDA, Ronaldo. (2017), A onda quebrada – evangélicos e conservadorismo. 
Cadernos Pagu, n. 50, p. 1-27, 2017. 

AVELAR, Lúcia. As eleições na era da televisão. In: Revista de Administração de 
Empresas. São Paulo, p. 42-57, set./out. 1992. 

BECKER, Beatriz. A linguagem do telejornal: um estudo da cobertura dos 500 anos do 
descobrimento do Brasil. São Paulo: E-papers, 2005. 

CAMURÇA, Marcelo. Igreja Universal do Reino de Deus: entre o “plano de poder” e a 
lógica de minoria perseguida. Religião & Sociedade, v. 40, n. 1, 2020.  

DANTAS, J. G. A Atuação da Igreja Universal do Reino de Deus na programação televisiva 
nacional. Protestantismo em Revista. São Leopoldo. v. 46, n. 01, p. 02-07, 2011. 

FABBRI JUNIOR, Duílio. "Nós fizemos uma eleição...": regularidades e rememorações 
de erros pela lente da Rede Globo. 2019. Tese (Doutorado em Linguística) – 
Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019.  

LIMA, Venício A. de. Televisão e poder: a hipótese do cenário de representação da 
política, CR-P., Comunicação & Política, v.1, n.1, p. 5-22, ago./nov.1994. 

ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento de sentidos. 6. ed. 
Campinas: Editora da Unicamp, 2007. 

 



 

 

72 Revista Concepção | UniAnchieta 

v. 1, n. 1, jan.-jun. 2022 

REZENDE, Guilherme Jorge. Telejornalismo no Brasil, um perfil editorial. São Paulo: 
Summus, 2000. 

ROTHBERG, Danilo. Religião, política e eleições na Folha Universal. Intexto. Porto Alegre, 
UFRGS, n.27, p. 20-37, dez. 2012. 

TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo – Volume 1. Florianópolis: Insular, 2005. 

VIZEU, Alfredo. O telejornalismo como lugar de referência e a função pedagógica. 
Famecos, v. 16, n. 40, Porto Alegre, 2009.  

 


