Impactos da transformação digital na distribuição da receita por canal de empresas do setor de varejo de vestuário
Abstract
Este trabalho tem como objetivo explorar como a transformação digital impactou a dinâmica de dez empresas de capital aberto do setor de varejo de vestuário em termos da distribuição do faturamento por canais. No estudo realizado, fez-se o uso de um modelo de regressão linear múltipla, a fim de entender se existe uma relação entre a variável dependente ratio vendas online sobre vendas totais no 1T22 (primeiro trimestre de 2022) e as variáveis independentes/ preditoras “Call to Action”, “Interação direta com o cliente”, “Percepção de entrega no prazo justo”, “Percepção omnicanal” e “Quantidade de funcionalidades no e-commerce". Nesse modelo, apenas a variável independente “Interação direta com o cliente” ficou na regressão final, ou seja, foi a única dentre as cinco analisadas que apresentou significância estatística para prever a variável dependente. Tal variável independente mostrou uma relação positiva com a variável dependente em estudo, trazendo o insight de que quanto maior a interação com o cliente, maior tende a ser a proporção de vendas on-line sobre as vendas totais de uma varejista de vestuário no Brasil.