Família e Educação em Sexualidade: Uma Proposta de Reflexão

  • Priscila Junqueira
  • Aline Santarém Ernesto
Palavras-chave: sexualidade, família, escola, educação em sexualidade, psicanálise

Resumo

O presente artigo pretende incitar a reflexão sobre a influência da família e escola na constituição do sujeito e sua saúde sexual, tendo como base os direitos humanos e sexuais. A sexualidade é inerente à vida e apesar da discussão sobre a inserção desta temática no currículo escolar desde a década de 70, e instituída nos Parâmetros Curriculares Nacionais desde 1997 como transversal no ensino a partir dos seis anos de idade, ainda estamos distantes desta realidade. Tendo como base também os direitos sexuais e conceitos psicanalíticos acerca da sexualidade, o objetivo deste artigo é apresentá-la como um conceito amplo relacionada à forma como lidamos com nosso mundo interno e externo, que sofrendo qualquer tipo de inibição pode resultar em importantes transtornos psíquicos. A parceria entre família e escola é fundamental neste processo, pois são lugares de referência e os modelos capazes de oferecer informações adequadas de acordo com a fase de desenvolvimento.

Biografia do Autor

Priscila Junqueira

Co-fundadora do IPSER – Instituto de Psicologia e Sexologia Essência Rara. Mestrado pela USP. Especialista em Sexualidade Humana pela USP e em Coordenação Grupo Analítica pela Sociedade de Psicoterapia Analítica de
Grupo. Formação em Psicanálise pelo Instituto Távola. Psicóloga Clínica, com mais de 18 anos de atuação na área. Atendimento Psicológico com enfoque psicanalítico. Psicoterapia individual, casal e grupo; psicoterapia breve e psicoterapia sexual. Facilitadora em treinamentos e palestras na área de Educação em Sexualidade e Sexologia.

Aline Santarém Ernesto

Co-fundadora do IPSER – Instituto de Psicologia e Sexologia Essência Rara. Doutora pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Especialista em Unidade Básica de Saúde – Faculdade de Saúde Pública/USP.
Formação em Psicanálise pelo Instituto Távola. Psicóloga Clínica, com mais de 20 anos de atuação na área. Atendimento Psicológico com Foco psicanalítico. Psicoterapia individual, casal e grupo. No âmbito hospitalar, atendimento ambulatorial de pessoas com doenças crônicas e seus principais cuidadores e orientação de
equipe.

Seção
Artigos