A IMPENHORABILIDADE DO BEM DE FAMÍLIA NAS FORMAS DE ENTIDADES FAMILIARES

  • Marcelo Gusmano
  • Mauro Alves de Araujo
Palavras-chave: Homestead, bem de familia, impenhorabilidade, entidade familiar

Resumo

A presente monografia tem por escopo efetuar uma perfunctória análise sobre o instituto da “impenhorabilidade do bem de família” visando precipuamente a elucidação do tema e sua aplicação no Direito de Família Brasileiro, bem como, analisar os seus conceitos e espécies à luz da sistemática do direito, enfocando ainda, seus requisitos intrínsecos e extrínsecos, consequências e aplicabilidade no mundo jurídico atual.Analisando a origem dessa impenhorabilidade e sua aplicabilidade hodiernamente, demonstrando de forma objetiva as inúmeras posições sustentadas por vários autores que discorrem sobre o assunto, enfocando as respectivas situações motivadoras da problemática em estudo.Trata-se precipuamente da origem e surgimento do instituto nos Estados Unidos, onde foi conhecido como o “homestead”, bem como, a suas noções básicas e conceituais no Direito Civil Brasileiro. Analisa-se o instituto conceitualmente, abordando a questão do bem do devedor solitário que não constituiu família, e das pessoas que mantém relação homoafetiva.

Biografia do Autor

Marcelo Gusmano

Autor: Marcelo Gusmano, Especialista em Direito Processual Civil-PUCCAMP, 2002; Especialista em Direito de Família Constitucional-UniAnchieta, 2007; Advogado. Monografia aprovada, 2007, UNIANCHIETA, Jundiaí.

Mauro Alves de Araujo

Orientador: Mauro Alves de Araujo – Mestre em Processo Civil pela PUC/SP; Doutor em Direito Civil pela PUC/SP; Professor de Direito Civil e Processo Civil na Unianchieta; Professor Orientador do trabalho de conclusão de curso de pós graduação “lato sensu”, especialização em Direito de Família Constitucional.

Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##