A INSERÇÃO PRECOCE DO JOVEM NO MERCADO DE TRABALHO

  • Maryana Silva Ambrósio
  • Claudinei Coletti
Palavras-chave: jovem trabalhador, jovem, trabalhador, educação, trabalho, exclusão social

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar a inserção precoce do jovem no mercado de trabalho. Através de estudo bibliográfico e levantamento de alguns dados quantitativos no site do IBGE, verificou-se a situação do jovem brasileiro no que diz respeito ao trabalho e a educação. Nota-se que as causas e as consequências desta situação-problema se constituem como um ciclo vicioso, ou seja, uma permite a origem da outra e vice-versa. Isso é claramente observado quando se considera que pais, que começam a trabalhar cedo, incentivam seus filhos a iniciar sua carreira profissional antes mesmo de concluir o Ensino Fundamental, em virtude da necessidade de aumentar a renda familiar e da crença compartilhada do “senso comum” que o trabalho torna o homem digno. Com isso, pode-se afirmar que a inserção precoce do jovem no mercado de trabalho se dá em virtude de três questões: cultural, social e econômica. Diante disso, o presente estudo analisa estas três perspectivas a fim de verificar o reflexo destas para a educação. Também se averigua de que forma a educação contribui para que os jovens comecem a trabalhar precocemente e, o que tem sido feito para sanar essa condição social e econômica. Por fim, apresenta-se uma proposta educacional para que a escola, junto à sociedade, consiga aumentar os índices de frequência e também, baixar os índices de evasão escolar que decorrem da substituição do estudo pelo trabalho. Essa proposta pode ser sintetizada nos seguintes dizeres: “o trabalho como princípio educativo”.

Biografia do Autor

Maryana Silva Ambrósio

Pós-graduanda em Direito Processo do Trabalho pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, bacharela em
Direito pelo Centro Universitário Padre Anchieta, licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Padre
Anchieta.

Claudinei Coletti

Doutor em Ciências Sociais e mestre em Ciência Política pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da
UNICAMP, professor-titular do Curso de Direito do Centro Universitário Padre Anchieta, em Jundiaí (SP), e
orientador da monografia a partir da qual este artigo foi elaborado.

Seção
Artigos

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