A INSERÇÃO PRECOCE DO JOVEM NO MERCADO DE TRABALHO
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar a inserção precoce do jovem no mercado de trabalho. Através de estudo bibliográfico e levantamento de alguns dados quantitativos no site do IBGE, verificou-se a situação do jovem brasileiro no que diz respeito ao trabalho e a educação. Nota-se que as causas e as consequências desta situação-problema se constituem como um ciclo vicioso, ou seja, uma permite a origem da outra e vice-versa. Isso é claramente observado quando se considera que pais, que começam a trabalhar cedo, incentivam seus filhos a iniciar sua carreira profissional antes mesmo de concluir o Ensino Fundamental, em virtude da necessidade de aumentar a renda familiar e da crença compartilhada do “senso comum” que o trabalho torna o homem digno. Com isso, pode-se afirmar que a inserção precoce do jovem no mercado de trabalho se dá em virtude de três questões: cultural, social e econômica. Diante disso, o presente estudo analisa estas três perspectivas a fim de verificar o reflexo destas para a educação. Também se averigua de que forma a educação contribui para que os jovens comecem a trabalhar precocemente e, o que tem sido feito para sanar essa condição social e econômica. Por fim, apresenta-se uma proposta educacional para que a escola, junto à sociedade, consiga aumentar os índices de frequência e também, baixar os índices de evasão escolar que decorrem da substituição do estudo pelo trabalho. Essa proposta pode ser sintetizada nos seguintes dizeres: “o trabalho como princípio educativo”.