HOMESCHOOLING: UMA ABORDAGEM À LUZ DOS DIPLOMAS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS APLICÁVEIS À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE

  • Édison Prado de Andrade

Resumo

No mundo inteiro cresce um movimento social de proporções muito significativas, nascido por volta da década de setenta do século passado, que vem sendo denominado pela literatura internacional como homeschooling (ANDRADE, 2014). O termo procura conceituar a prática educacional segundo a qual os pais resolvem instruir seus filhos fora da escola e passam a desenvolver eles mesmos a instrução de seus filhos, por motivos diversos, valendo-se de métodos, técnicas e instrumentos variados, e com o apoio de outros pais e crianças ou adolescentes que optaram por praticar o mesmo modelo educacional.

Biografia do Autor

Édison Prado de Andrade

Advogado, professor de Direito Civil do Curso de Direito do Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta), mestre e doutor pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Foi Consultor, conteudista, e Docente especialista da Fundação para o Desenvolvimento Administrativo (FUNDAP), professor convidado da Escola de Governo de São Paulo, e professor, em nível de pósgraduação, em diversas IES do Estado de São Paulo, dentre elas a Faculdade Escola de Comércio Alvarez Penteado (FECAP). Mais recentemente, foi assessor da área técnico-jurídico da Coordenadoria de Ensino do Interior/Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, e da Secretaria Nacional de Assistência Social/ Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##