ATIVISMO JUDICIAL E O COMETIMENTO DE CRIME DE RESPONSABILIDADE PELOS MINISTROS DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

  • Juliana Caramigo Gennarini
  • Carolina Yaly

Resumo

O presente artigo evoca as causas e consequências do chamado ativismo judicial, praticado pelo Poder Judiciário, o qual fere o princípio da separação dos Poderes. No entanto, tal conduta tem sido recorrente pela omissão dos demais Poderes. Sob esse aspecto, foi apresentado o Projeto de Lei nº 4754/2016, que amplia o rol dos crimes de responsabilidade dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, alterando o art.39 da lei nº 1079/50. Desta feita, será possível ao menos, analisar o projeto de lei apresentando em um período de efervescência política, já que as decisões emanadas do Supremo Tribunal Federal contrariam os interesses atuais da classe política.

Biografia do Autor

Juliana Caramigo Gennarini

Juliana Caramigo Gennarini – Mestre em Direito Político e Econômico e Pós-Graduada em Direito e Processo Penal, ambas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Advogada. Professora Universitária.

Carolina Yaly

Carolina Yaly – Pós-Graduada em Direito Processual Civil pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo e Pós- Graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Anhanguera Educacional. Advogada.

Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##