ARTE NA ESCOLA:

OS DOCUMENTOS COMO MAPAS

  • Gabriela Fiorin RIGOTTI/
Palavras-chave: Educação, Arte, Documentos Oficiais, BNCC

Resumo

O Referencial Curricular Nacional para o Ensino Infantil (RCNEI), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e, mais recentemente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são documentos oficiais que devem servir como mapas no trilhar de caminhos para um trabalho significante com a arte na escola. Este artigo analisa cada um desses materiais no que tange às diretrizes para o ensino das artes nas escolas. Esperamos, assim, que os professores se sintam incitados a trabalhar cada vez mais com esta disciplina nas instituições de ensino enquanto forma de expressão e comunicação.

Biografia do Autor

Gabriela Fiorin RIGOTTI/

Doutora em Educação, Coordenadora de Pós-Graduação pelas Faculdades Integradas Maria Imaculada, FIMI/Mogi Guaçu-SP e Professora do Curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Padre Anchieta/UniAnchieta, Jundiaí-SP. e-mail: gabi.frigotti@gmail.com

Verena Carla PEREIRA
Doutora em Midialogia, Professora Colaboradora na Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP/Campinas-SP e Professora do Curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Padre Anchieta/UniAnchieta, Jundiaí-SP. e-mail: vcarlap@gmail.com 

TokyPopytek COELHO
Mestre em Artes Visuais, Professor pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná. e-mail: coelho_toky@yahoo.com

Angélica ROSA
Especialista em Arte-Educação. PCNP responsável pelo trabalho de formação de professores na área das Artes pela Diretoria de Ensino Campinas-Leste. e-mail: angelicarosasol@gmail. 

Seção
Artigos