MATEMÁTICA:

Pensamento probabilístico

  • Paola Mazzaro
  • Juliano Schimiguel
  • Márcio Eugen Klingenschmid Lopes dos Santos
  • Marcelo Eloy Fernandes
Palavras-chave: Ensino; Matemática; Probabilidade.

Resumo

Neste artigo, apresentamos o pensamento probalístico de situações variadas envolvendo a compreensão de acontecimentos do cotidiano, sendo possível identificar prováveis resultados de acontecimentos. Utilizamos como fundamentação teórica Carvalho (2015), Lopes (2008), Moreira (2015), documentos da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, com ênfase no Currículo da Cidade de Matemática, entre outros. São apresentados os resultados de um questionário de uma pesquisa, cujo objetivo foi analisar o ensino e a aprendizagem de matemática, com estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal de Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de São Paulo. Este estudo adotou uma abordagem metodológica qualitativa, a partir da qual foram realizadas atividades e um questionário de perguntas fechadas, ambos de maneira individual. A análise dos dados evidencia os conceitos, oriundos das relações do tema, com o referido questionário. Dessa forma, a partir de nossas análises, os resultados apontaram para uma proposta que procurou contemplar a participação dos estudantes, mostrando ser uma oportunidade para ajudá-los no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, da criatividade, a buscar soluções de possibilidades e contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de probabilidade no contexto educacional.

Publicado
2024-09-30