A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS PARA PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO EM SAÚDE:
Reflexões a partir da experiência “O Educador em foco: workshop de autocuidado”
Resumo
A rotina profissional dos educadores da Educação Básica no Brasil é caracterizada por condições que intensificam o esgotamento físico e mental, devido às circunstâncias históricas de desvalorização da profissão, somadas às exigências de trabalho nem sempre favoráveis, com baixo reconhecimento financeiro, recursos escassos para o exercício das funções e, ainda, a necessidade de se dedicar a jornadas duplas e triplas para garantir a sobrevivência. A pandemia da covid-19 trouxe à tona o adoecimento dessa categoria profissional, acentuando o impacto do excesso de responsabilidades com o declínio da qualidade de vida dos docentes. O presente trabalho expõe narrativas de educadores que clamam por leveza, momentos de autocuidado e qualidade de vida. Além disso, apresenta-se a intervenção “O Educador em foco: workshop de autocuidado”, de promoção de autocuidado, seus resultados e reflexões que podem abrir novos caminhos para futuras pesquisas e contribuir para iniciativas de promoção de saúde, valendo-se da concepção de saúde integrativa e das contribuições do uso de narrativas para pesquisas em saúde.