A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NA GRADE DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO PRIMÁRIA NAS ESCOLAS MEXICANAS

  • María Concepción Garabandal Morelos González
Palavras-chave: Educação socioemocional; Desenvolvimento pessoal; Escolas mexicanas; Formação de professores.

Resumo

A educação é um pilar essencial na sociedade, não apenas transmitindo conhecimento, mas também moldando a personalidade e as habilidades dos indivíduos para uma participação eficaz na vida profissional e social. Além de desenvolver competências técnicas, a escola cultiva ferramentas culturais fundamentais, como linguagem, escrita, leitura, cálculo e habilidades práticas, fundamentais para o crescimento individual e coletivo. Este artigo explora a importância das emoções nesse processo e, através da aplicação de uma sequência didática, fornece um panorama para a inclusão do curso Educação Socioemocional nas escolas mexicanas, mas para uma inclusão que não apenas pretende melhorar o ambiente educacional, mas também fortalecer a gestão emocional de alunos e professores, preparando-os para enfrentar desafios e construir relações positivas.

Publicado
2024-09-30