A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL:

uma análise crítica

  • Beatriz Maria Negri
  • Isabela Maia
  • Vitória Fernandes de Souza
  • Igor Aparecido de Andrade
  • Silvia Vallezi
Palavras-chave: Transição, Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Lúdico, Crianças

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o papel do lúdico na transição da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental, destacando a possibilidade da diminuição ou perda das vivências lúdicas das crianças ao ingressarem na nova etapa de ensino. Observou-se que a ludicidade desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, promovendo habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais. Muitas vezes, essa dimensão do aprendizado é pouco explorada na transição entre esses dois ciclos educacionais. A Base Nacional Comum Curricular ressalta a importância do lúdico em todo o processo de ensino, enfatizando a necessidade de levar em consideração os aspectos afetivos, sociais e culturais dos alunos. Este artigo destaca a relevância e a importância de uma transição planejada, significativa e acolhedora, que promova a continuidade da aprendizagem e a troca de informações entre os professores de diferentes ciclos. As limitações deste estudo apontam para a escassez de pesquisas sobre a comunicação entre docentes de diferentes ciclos de escolarização, indicando, possivelmente, uma lacuna e a necessidade de investigações futuras nessa área. Espera-se que este trabalho incentive práticas educacionais que valorizem o lúdico em todas as etapas da Educação Básica, proporcionando um ambiente de aprendizado enriquecedor e contínuo. 

Publicado
2025-03-31