REALIDADE VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM ATIVA EM CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO SOB A ÓTICA DO PENSAMENTO COMPLEXO

  • Danielle Skubs
Palavras-chave: Realidade virtual; Realidade expandida; Metodologias ativas; Pensamento complexo; Ensino de arquitetura; Visualização arquitetônica; Ensino reflexivo.

Resumo

A crescente inserção de discentes com expressiva vivência digital impõe desafios significativos ao engajamento e à retenção em métodos de ensino universitário tradicionais. Particularmente no ensino de Arquitetura e Urbanismo, a natureza da concepção espacial, a visualização tridimensional e a abstração de conceitos complexos exigem um elevado grau de interatividade entre o objeto de estudo e o aprendiz. A adoção de metodologias ativas, potencializadas por sistemas como os de realidade virtual, pode promover uma aprendizagem ativa e imersiva. Tais sistemas oferecem visualização interativa e dinâmica, conferindo significado prático a conceitos teóricos e facilitando a abstração, promovendo engajamento e motivação discente. As práticas ativas, dinâmicas e interativas, convergem com o referencial do pensamento complexo, de alta relevância para a construção do conhecimento transdisciplinar. Dessa forma, o presente estudo, por meio de uma revisão de literatura, analisou convergências e contribuições pedagógicas da integração entre a realidade virtual, a transdisciplinaridade e as metodologias ativas, sob a lente do pensamento complexo. A análise demonstrou que essa integração estabelece um ecossistema de aprendizagem que não apenas otimiza a abstração espacial, mas também fomenta a formação de um profissional de Arquitetura e Hurbanismo com maior capacidade de adaptação e resolução de problemas complexos na contemporaneidade.

Publicado
2025-10-31