AS CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS DE PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: uma análise das produções acadêmicas no período de 2002-2007

  • Amália Maria Zamarrenho Bruno*

Resumo

Este artigo é o recorte de uma dissertação de mestrado que teve como objetivo mapear as dissertações e teses produzidas no período de 2002-2007 que investigaram a contribuição das disciplinas Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na formação dos estudantes de Licenciatura em Matemática, bem como os indícios de saberes docentes nelas apresentados. Trata-se de um estudo do tipo estado da arte, de abordagem qualitativa. O corpus do trabalho consistiu em um conjunto de treze pesquisas que foram lidas na íntegra, com base em eixos definidos para a realização do mapeamento, numa pré-análise. Este recorte contém a análise do olhar dos pesquisadores sobre as contribuições dessas disciplinas na formação do professor de Matemática. Os resultados apontam para a dicotomia entre teoria e prática nas experiências de Estágio Supervisionado, com abertura para reflexão sobre o distanciamento entre as várias metodologias de ensino e o conhecimento científico sistematizado, que são transmitidos pela instituição formadora, frente à realidade observada na prática, entre as necessidades de formação dos alunos, as contradições de sala de aula e as dificuldades do professor que leciona as disciplinas. Conclui-se que há muito a se fazer para que os princípios contidos nas reflexões teóricas e nas legislações sejam cumpridos.

Biografia do Autor

Amália Maria Zamarrenho Bruno*

Mestre em Educação – USF; professora no curso de Pedagogia e no curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional do Centro Universitário Padre Anchieta. e-mail: zamarrenho@terra.com.br

Seção
Artigos