EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REFLEXÃO À LUZ DE PAULO FREIRE

  • Dulcinéia de Fátima Ferreira Pereira
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Paulo Freire, Alfabetização de Jovens e Adultos, Educação bancária, Educação dialógica

Resumo

Neste artigo discutimos sobre a Educação de Jovens e Adultos à luz da Pedagogia Freireana. Ao realizarmos uma leitura da realidade, analisamos o contexto de globalização da exclusão e o modo como a EJA se insere neste quadro de crise de paradigmas. Apontamos a EJA como possibilidade de empoderamento dos jovens e adultos que vêm à sua procura. Defendemos que uma educação dialógica, criativa, coletiva, à luz de Paulo Freire, pode contribuir para que educadores e educandos se reinventem, ao mesmo tempo em que reinventam o mundo. Assim, o educador desempenha um papel fundamental, pois é ele o coordenador do processo, possibilita a escuta e realiza a articulação das idéias; também estimula o pensar crítico, construindo, assim, uma ponte entre o universo vivido pelo educando e o mundo que tem por reinventar. Assim, a EJA é uma possibilidade de ampliação dos campos para a vida se realizar.

Biografia do Autor

Dulcinéia de Fátima Ferreira Pereira

Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente do Centro Universitário Padre Anchieta. e-mail: dulceferreira@terra.com.br

Seção
Artigos