SEQÜESTRAR A EXPERIÊNCIA PARA FORJAR O TÉCNICO: UM ESTUDO SOBRE OS CENTROS FERROVIÁRIOS DE ENSINO E SELEÇÃO PROFISSIONAL

  • Maria Angela Borges Salvadori
Palavras-chave: Educação profissional, História da Educação, Trabalhador Ferroviário

Resumo

Este texto analisa os Centros Ferroviários de Ensino e Seleção Profissional e investiga as razões pelas quais uma formação profissional antes mais espontânea, baseada em relacionamentos pessoais, foi substituída por outras lógicas, oriundas dos campos da psicologia, da ciência médica e da técnica. A hipótese central entende a criação dessas escolas como parte de um conjunto de medidas patronais que procuraram, a partir de meados dos anos 1920, tutelar diferentes categorias de trabalhadores e romper vínculos de solidariedade que implicavam o aprendizado de uma identidade ao lado do saber de ofício.

Biografia do Autor

Maria Angela Borges Salvadori

Doutora em Educação pela UNICAMP – Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. e-mail: mabsalvadori@usp.br

Seção
Artigos