TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO OBJETO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL

  • Juliana Rink
Palavras-chave: Educação Ambiental, Movimento Ambientalista, Políticas Públicas, Legislação

Resumo

O presente artigo pretende recuperar as origens da Educação Ambiental (EA) a partir do movimento ambientalista moderno, ocorrido na segunda metade do século XX, enfatizando a trajetória da sua consolidação no Brasil, desde as primeiras legislações até a criação da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Tal delineamento está imbricado nas políticas públicas de meio ambiente e de educação nacionais, setores que hoje são condutores da gestão da EA no Brasil. Ao traçar tais caminhos, o trabalho apresenta elementos essenciais para refletir a EA enquanto objeto de política pública e sobre a inserção de sua prática efetiva no sistema educacional formal e não-formal brasileiro.

Biografia do Autor

Juliana Rink

Mestre em Educação- UNICAMP e docente no Centro Universitário Padre Anchieta. e-mail: julianarink@ig.com.br

Seção
Artigos