A UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E A CONSTITUIÇÃO DE POLÍTICAS PARA A CIÊNCIA NO BRASIL. NEXOS DE UMA INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR. (1948-1968)

  • Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho
Palavras-chave: História da Universidade de São Paulo, Política Cientifica, Fundação Rockefeller

Resumo

O artigo indaga sobre a participação da Universidade de São Paulo (USP) na formulação da política científica que se constituiu no Brasil entre as décadas de 1950 e 1970. Analisa a presença da Fundação Rockefeller como umas forças modeladoras das concepções de ciência presentes na comunidade científica brasileira com repercussões nesse processo. Argumenta também que a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) tornou-se o fórum no interior do qual se manifestaram a presença da Universidade de São Paulo e da própria Fundação Rockefeller.

Biografia do Autor

Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho

Doutora em História Social (FFLCH-USP), pesquisadora do Museu Histórico da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (MH-FMUSP) e autora de Norte-americanos no Brasil (FAPESP/Autores Associados) e Elites em Negociação (Edusf), entre outras obras no campo da história do ensino superior e da pesquisa científica no Brasil. e-mail:mgscmarinho@terra.com.br

Seção
Artigos