NO DIZER DA PRÁTICA: O DISCURSO DO SUJEITO-PROFESSOR DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO

  • Beatriz Maria ECKERT-HOFF
Palavras-chave: Histórias de vida, Sujeito-professor, Identidade, Discurso, Formação

Resumo

Temos por objetivo, neste texto, problematizar o processo de formação de professores e a tendência à homogeneização do sujeito, a partir da análise do dizer da prática do sujeitoprofessor de língua materna (LM). Buscamos examinar como as diferentes posições-sujeito operam no fio discursivo e como esse dizer (discurso) aponta para o discurso-outro. O gesto de interpretação é guiado pela tessitura teórica da Análise de Discurso de linha Francesa, que envolve sujeito, discurso e sentido numa tessitura atravessada pelas condições de produção, estabelecendo uma relação entre o lingüístico, o histórico e o ideológico, no que diz respeito à constituição do sujeito e de seu discurso.

Biografia do Autor

Beatriz Maria ECKERT-HOFF

Beatriz Maria Eckert-Hoff é Doutora em Lingüística Aplicada pela UNICAMP. Atualmente é Diretora de Graduação e Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão no UNIANCHIETA; Professora convidada no curso de Mestrado em Lingüística Aplicada da UNITAU; Pesquisadora, integrante do grupo de pesquisa CNPq/UNICAMP, coordenado pela prof. Dr. Maria José Coracini; Pós-doutoranda na USP, no Programa de Letras Modernas. E-mail: eckert01@terra.com.br

Seção
Artigos