Aprendizagem na escrita e ansiedade acadêmica: focos relacionais das dificuldades

  • Daniel Bartholomeu
  • Afonso Antonio Machado
  • Luana Luz Bartholomeu
  • José M. Montiel
  • António Rui Gomes
Palavras-chave: dificuldade de aprendizagem, ansiedade, avaliação

Resumo

O termo dificuldades de aprendizagem como um conjunto de transtornos que se manifestam por meio de problemas na escrita, soletração, matemática e dificuldades na leitura, podendo ocorrer com qualquer pessoa com inteligência normal ou superior e em qualquer momento da vida. Foi utilizado como instrumento o ADAPE – Avaliação de Dificuldades na Aprendizagem da Escrita (SISTO, 2001). Consiste de um ditado composto por 114 palavras, das quais 60 apresentam algum tipo de dificuldade ortográfica prevista em nossa língua. Os dados encontrados apontam para uma relação, de certa forma, indireta entre a ansiedade e erros de escrita, já que a evitação da ansiedade e o medo de avaliações estiveram associados à eles, mesmo não tendo alunos com dificuldades mais graves.

Biografia do Autor

Daniel Bartholomeu

Mestre e doutor pela Universidade São Francisco, bolsista CAPES e docente da Faculdade Anhanguera de Jundiaí e do Centro Universitário Salesiano de Americana. É colaborador do Laboratório de Avaliação Psicológica e Educacional (LaBAPE) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia do Esporte (NEPESPE).

Afonso Antonio Machado

Livre Docente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestre e Doutor em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas. Colaborador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia do Esporte (NEPESPE). Atualmente, é docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(UNESP- Rio Claro), onde coordena o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte. É bolsista PQ- CNPq.

Luana Luz Bartholomeu

Discente do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera de Jundiaí, membro do Laboratório de Avaliação Psicológica e Educacional (LaBAPE) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia do Esporte (NEPESPE).

José M. Montiel

Mestre e Doutor em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco, docente da Faculdade Anhanguera de Jundiaí e membro do Laboratório de Avaliação Psicológica e Educacional (LaBAPE, do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia do Esporte (NEPESPE e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte, onde inicia seu pós-doutorado).

António Rui Gomes

Psicólogo, mestre e doutor pela Universidade do Minho, Braga, Portugal. Investiga a Psicologia Educacional e Desportiva, autor de inúmeros estudos e publicações na área, além de livros tradicionais na Psicologia do Desporte.

Seção
Artigos