PROGRESSÃO CONTINUADA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

  • Eliezer Pedroso da Rocha
Palavras-chave: Filosofia, política pública, progressão continuada, promoção automática, John Dewey

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a progressão continuada sob um olhar filosófico. O autor propõe uma reflexão sobre a progressão continuada e a promoção automática enquanto conceitos, especificando suas diferenças. O artigo também procura responder à pergunta: por que a progressão continuada pode ser pesquisada enquanto filosofia da educação e não somente enquanto política pública? Esta pergunta foi feita ao autor quando de sua entrevista para ingresso no mestrado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. O principal referencial teórico deste estudo é o filósofo e educador John Dewey, para quem a educação é um processo de reconstrução contínua da experiência. Trata-se de um estudo conceitual, mas que traz também um olhar etnográfico. O tema é polêmico e, como tal, nem sempre analisado com a profundidade necessária para sua melhor compreensão. É nesse sentido que este artigo pretende contribuir.

Biografia do Autor

Eliezer Pedroso da Rocha

Mestre e Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Professor de Filosofia na Faculdade Padre Anchieta de Várzea Paulista. Educador no Programa de Formação de Professores da Faculdade de Educação da USP. Professor da rede pública de ensino do Estado de São Paulo e no Colégio Paulo Freire.

Seção
Artigos