FUNCIONAMENTO DA REDE DE APOIO ÀS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE TIBERÍADES: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PSICÓLOGO EDUCACIONAL

  • Edson Sayeg
Palavras-chave: Psicologia Educacional, Rede de Apoio

Resumo

Neste artigo descrevo a minha experiência como psicólogo educacional no contexto do que habitualmente educadores denominam “rede de apoio”, situada na cidade de Tiberíades, ao norte de Israel. As redes de apoio, salvaguardadas suas especificidades, consistem na utilização dos recursos comunitários para cuidar, primordialmente, do desenvolvimento de alunos da rede escolar. Como psicólogo educacional, estou lotado no Serviço de Psicologia Educacional – um dos componentes da rede - e minha atuação abrange exclusivamente 14 (catorze) das 48 (quarenta e oito) escolas de Educação Infantil (Jardins) da cidade. Os casos apresentados têm tripla finalidade: expor as principais demandas dos Jardins, elucidar o funcionamento da rede de apoio nos seus aspectos gerais e exemplificar algumas possibilidades de atuação do psicólogo educacional nas escolas de Educação Infantil.

Biografia do Autor

Edson Sayeg

Graduado em Psicologia (PUC-SP), mestre e doutor em Psicologia da Educação (PUC-SP). Psicólogo Educacional do Serviço de Psicologia Educacional de Tiberíades – Israel.

Seção
Artigos