A BOCA COMO TEMA ARTICULADOR E INTEGRADOR DE CONCEITOS: UM RELATO

  • Wanderley Carvalho
Palavras-chave: boca, saúde bocal, abordagem integradora, ensino de ciências, ensino de biologia

Resumo

Este artigo relata e discute uma experiência de ensino conduzida a partir de uma abordagem integradora, com o intuito de inspirar e incentivar professores de Ciências e Biologia, ou até mesmo de outras disciplinas, a desenvolver projetos semelhantes com seus alunos. Estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental participaram de um projeto denominado “Um papo sobre a boca”, composto por seis blocos de atividades nas quais diversos conteúdos e áreas das Ciências Naturais foram contemplados. A avaliação do projeto foi somativa e empregou a observação dos alunos durante a realização das atividades, bem como a análise de suas produções escritas reunidas em portfólios. Um material didático impresso, baseado no projeto aqui relatado, encontra-se disponível para reprodução a todos os professores interessados.

Biografia do Autor

Wanderley Carvalho

Doutor em Educação-Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente do Centro Universitário Padre Anchieta

Seção
Artigos