ETHOS E WUDE COMO FUNDAMENTAÇÃO DA ÉTICA MARCIAL: EDUCAÇÃO DE SI MESMO

  • Samuel Mendonça
  • Marcelo Moreira Antunes
Palavras-chave: Ethos, wude, ética marcial, educação de si mesmo

Resumo

Este artigo pretende aproximar os termos ethos e wude no sentido de fundamentar a ética marcial e a prática das artes marciais na construção da educação de si mesmo. Para isso, realizamos uma análise comparativa entre duas perspectivas, a filosofia ocidental e pensamento chinês. Observa-se que ambos os termos estabelecem como ponto de partida o desenvolvimento da ética interna do homem antes mesmo de sua aplicação às questões sociais. Neste sentido, a questão que se pretende responder ao longo destas reflexões consiste em examinar o que fundamenta a ética marcial no ocidente? Ou, em outros termos, é possível fundamentar a ética marcial a partir do diálogo de termos de culturas distintas, neste caso, ethos e wude? Por ética marcial circunscreve-se a reflexão filosófica que coloca em relevo aspectos do pensamento oriental, neste caso, do pensamento chinês, dado que a prática da arte marcial chinesa, no Brasil, está em expansão (ANTUNES; MOURA, 2010).

Biografia do Autor

Samuel Mendonça

Doutor em Filosofia da Educação (Unicamp). Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da PUC Campinas. Presidente da Associação Latinoamericana de Filosofia da Educação – ALFE. Membro da International Network of Philosophers of Education e da Philosophy of Education Society. Email: samuelms@gmail.com

Marcelo Moreira Antunes

Doutorando em Educação Física (Unicamp). Docente da Prefeitura Municipal de Niteroi e do curso de graduação em Educação Física do Centro Universitário da Cidade, Rio de Janeiro

Seção
Artigos