MOTIVAÇÃO E PEDAGOGIA: INDICADORES MOTIVACIONAIS DO ESTUDANTE

  • Janete Aparecida da Silva Marin
Palavras-chave: formação de professores, Pedagogia, motivação no curso superior

Resumo

O conhecimento sobre a motivação intrínseca e as formas autorreguladoras da motivação extrínseca têm sido muito válidas para ajudar os estudantes a alcançar um desempenho mais eficaz na escola. O presente estudo teve por objetivo conhecer a motivação para aprender de 107 alunos do curso noturno de pedagogia, de duas universidades particulares do estado de São Paulo. O gênero foi predominantemente feminino. Para a coleta de dados, foi utilizada a Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Universitários. Dentre os resultados encontrados, destaca-se o nível considerável de motivação para aprender e a prevalência estatisticamente significativa (p<0,001) da motivação intrínseca (M=51,98) sobre a motivação extrínseca (M=31,99). Discute-se as implicações educacionais para futuros professores.

Biografia do Autor

Janete Aparecida da Silva Marin

Doutora em Educação pela UNICAMP. Mestre em Avaliação Psicológica Educacional pela Universidade São Francisco. Diretora de Educação Básica na Secretaria Municipal de Educação de Jundiaí. E-mail:janmarini@hotmail.com.

Seção
Artigos