FORMAÇÃO DOCENTE EM PERSPECTIVA CRÍTICA

  • José Renato Polli
Palavras-chave: Emancipação, Pedagogia Crítica, formação docente

Resumo

Este artigo tem como objetivo promover uma reflexão sobre os pressupostos teóricos fundamentais de um processo de formação docente em perspectiva crítica. A Pedagogia Crítica tem como grandes referências as produções dos pensadores da Escola de Frankfurt e, em outra tendência, as influências de Antonio Gramsci, intelectual italiano que se inspirou no marxismo. Na tendência frankfurtiana, há um consenso em atribuir ao educador brasileiro Paulo Freire o protagonismo original do pensamento educacional crítico. A tendência denominada pedagógica histórico-crítica, que em grande medida se inspira em Gramsci, também conquistou grande expressão no pensamento educacional brasileiro. A partir do debate com algumas obras de referência, de autores destas duas expressões críticas, propomos como cerne de sua preocupação formativa o desejo de promover o ideário emancipatório por meio da educação, com vistas a superar as realidades contraditórias verificadas na adoção do modelo liberal de sociedade.

Biografia do Autor

José Renato Polli

Doutor em Educação – FEUSP e docente no Unianchieta

Seção
Artigos