A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO DA SALA DE AULA COMO MOTIVADOR NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS NAS SÉRIES INICIAIS

  • Gabriel Fachini
  • Daniel Novaes Gomes Pereira
Palavras-chave: sala de aula, ambiente, motivar, crianças, aprendizagem

Resumo

Este estudo traz a discussão sobre a importância do espaço da sala de aula como motivador na aprendizagem de crianças nas séries iniciais, tendo como pressuposto a interação da criança com o meio, e até que ponto o espaço da sala motiva a aprendizagem. É conhecido que crianças com faixa etária de 6 a 10 anos necessitam de bastante estímulo visual, uma vez que a leitura da criança no primeiro momento da sua vida escolar é a leitura de mundo, e, de acordo, com Elias (2000, p.76) “a criança se serve dos meios de medidas que existem na natureza” Dessa forma, tudo que está a sua volta nesse primeiro momento de sua vida escolar torna-se estímulo. O presente trabalho foi realizado com crianças de 6 a 10 anos de idade. Em nossas discussões, verificamos que o ambiente de sala de aula interfere positivamente, ou seja, motiva o processo de aprendizagem das crianças.

Biografia do Autor

Gabriel Fachini

Possui graduação em Psicologia (bacharel e Psicólogo) pela Universidade Federal de São Carlos (2005), Mestre em Ciências Fisiológicas (2007), Doutor em Ciências Fisiológicas (2012), atua nas áreas correlacionadas à ansiedade, neurotransmissão, modelos animais, Psicologia Comportamental, Análise do Comportamento e à Análise Experimental do Comportamento.

Daniel Novaes Gomes Pereira

Possui graduação em Pedagogia(Licenciatura) Pela Universidade Paulista como bolsista do Programa Universidade Para Todos (2012), formação em andamento em Educação Especial com ênfase em deficiência intelectual (pós graduação) pelo Centro Universitário Padre Anchieta (2014) , atua como professor de educação especial na APAE de Jundiaí com autistas e Análise do Comportamento.

Seção
Artigos