GLOBALIZAÇÃO, CULTURA E CURRÍCULO: DIMENSÕES DA AÇÃO PEDAGÓGICA NA EJA

  • Isabelle Regina A. Mesquita
  • Sabrina Maria de Amorim
Palavras-chave: Globalização, Cultura, Currículo, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Este artigo apresenta reflexões em torno dos conceitos de globalização, cultura e currículo, considerando o contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo deste trabalho é colocar em discussão elementos que tangenciam o sistema de educação escolar na atualidade, especialmente dentro da modalidade de ensino da EJA, no que se refere à era da globalização, à diversidade cultural e ao currículo escolar. Trata-se de um trabalho teórico cujos resultados confirmam a necessidade de uma ação pedagógica aberta ao diálogo e à elaboração de um currículo atento à pluralidade de culturas que adentram na escola.

Biografia do Autor

Isabelle Regina A. Mesquita

Doutora em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista, docente da Faculdade da Aldeia de Carapicuíba e professora titular de cargo da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Endereço: R. Dr. Mário de Moura e Albuquerque, 400, apto 203C, CEP 05633-010 – São Paulo, SP E-mail: mesq.isa@gmail.com - Telefone: (11) 29367142

Sabrina Maria de Amorim

Mestre em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista, doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e professora titular de cargo da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Endereço: R. Maria Tavares Leandro, 201, CEP 13566-200 – São Carlos, SP E-mail: sa_amorim@hotmail.com - Telefone: (16) 33613174

Seção
Artigos