DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: APROXIMAÇÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE

  • Elaine Aparecida BARRETO
Palavras-chave: Didática, Identidade docente, Práticas pedagógicas, Formação docente, Saberes docentes

Resumo

O presente artigo aborda o tema Didática no Ensino Superior. A discussão neste artigo aponta os seguintes aspectos: a história da Didática, as práticas pedagógicas e a necessidade de análise destas, como fatores que intervêm na construção da identidade docente. Esses três aspectos nos auxiliam a pensar sobre a atuação do docente do ensino superior em sala de aula, sua formação e suas práticas pedagógicas, bem como na construção da identidade docente, uma vez que ela é plural, alicerçada nos saberes que advêm não apenas de sua formação inicial, mas também de uma série de experiências decorrentes de práticas docentes, da formação continuada e das propostas educacionais provenientes das instituições de ensino e políticas públicas para a educação.

Biografia do Autor

Elaine Aparecida BARRETO

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação- Unicamp. Docente nos cursos de Pedagogia e Letras do Centro Universitário Padre Anchieta (UNIANCHIETA). E-mail: elaine.barreto@anchieta.br.

Seção
Artigos