O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E OS MECANISMOS DA ATENÇÃO E MEMÓRIA – CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA

  • Altiere A. CARVALHO
  • Rachel T. M. AMARO
Palavras-chave: Aprendizagem, atenção, memória, neurociência cognitiva, socialização

Resumo

O presente trabalho buscou realizar uma revisão bibliográfica acerca do processo de aprendizagem, considerando as influências dos mecanismos de atenção e memória e também as contribuições da neurociência cognitiva. Descreveu as principais estruturas encefálicas envolvidas com as referidas funções psíquicas e procurou destacar a importância dessas contribuições para a reflexão sobre as estratégias didáticas no campo da educação.

Biografia do Autor

Altiere A. CARVALHO

Fonoaudiólogo, Mestre em Neuroimunologia, Doutor em Neurociências, professor do curso de Pós- Graduação em Neurociências em Educação (Centro Universitário Padre Anchieta – Jundiaí/SP).

Rachel T. M. AMARO

Pedagoga (Universidade Estadual de Campinas – Campinas/SP), especialista em Gestão Educacional (UNICOC – Jundiaí/SP), pós-graduanda em Neurociência em Educação (Centro Universitário Padre Anchieta – Jundiaí/SP).

Seção
Artigos