https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/issue/feed Revista de Educação 2025-06-07T15:21:01+00:00 Contato educacao@anchieta.br Open Journal Systems <p>A Revista de Educação é uma publicação eletrônica semestral, voltada à divulgação de artigos acadêmico-científicos. Visa fomentar e facilitar o intercâmbio acadêmico no âmbito nacional e internacional, contribuindo para a ampliação das discussões e debates sobre a diversidade de temas que compõe a área da Educação. A Revista privilegiará a publicação de trabalhos originais de autores brasileiros e estrangeiros podendo ser apresentação de resultados de pesquisas desenvolvidas, estudos teóricos, resenhas e traduções de artigos publicados em revistas internacionais. A Revista de Educação é dirigida a professores e pesquisadores, assim como a estudantes de graduação e pós-graduação das áreas das ciências sociais e humanas.<br>Áreas de interesse: educação; educação básica; educação superior; educação de jovens e adultos; educação inclusiva; educação popular; educação não formal; política e legislação educacional; gestão educacional; formação de professores e formação profissional; relação entre educação e movimentos sociais.</p> https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2268 APRESENTAÇÃO 2025-06-07T15:20:59+00:00 Fabiano Ormaneze educacao@anchieta.br <p>Apresentação do volume 17, número 17 da Revista de Educação (out.2024/mar.2025).</p> 2025-03-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista de Educação https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2269 HISTÓRIA E MEMÓRIA: 2025-06-07T15:20:59+00:00 Elaine Aparecida Barreto elaine.barreto@anchieta.br Matheus Luiz de Souza Céfalo matheus.cefalo@anchieta.br Thaís Battibugli thais.battibugli@anchieta.br <p><span class="fontstyle0">Este artigo aborda a complexa relação entre História e memória, analisando-as como construções sociais e interpretativas, e não como verdades absolutas. Discute-se a natureza da historiografia, questionando a objetividade e a influência do presente na escrita do passado. Enfatiza-se a importância de múltiplas perspectivas e fontes históricas, alertando-nos para a manipulação e a parcialidade inerentes ao processo de construção histórica e, ainda, aborda a memória individual e coletiva, suas interações e seu papel na formação da identidade e no exercício do poder.</span> </p> 2025-03-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista de Educação https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2271 A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: 2025-06-07T15:20:59+00:00 Beatriz Maria Negri biamnegri@hotmail.com Isabela Maia isa.maaiiaa@gmail.com Vitória Fernandes de Souza vitoria.fsouza02@gmail.com Igor Aparecido de Andrade igor.andrade@anchieta.br Silvia Vallezi silvia.vallezi@anchieta.br <p><span class="fontstyle0">Este estudo teve como objetivo analisar o papel do lúdico na transição da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental, destacando a possibilidade da diminuição ou perda das vivências lúdicas das crianças ao ingressarem na nova etapa de ensino. Observou-se que a ludicidade desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, promovendo habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais. Muitas vezes, essa dimensão do aprendizado é pouco explorada na transição entre esses dois ciclos educacionais. A Base Nacional Comum Curricular ressalta a importância do lúdico em todo o processo de ensino, enfatizando a necessidade de levar em consideração os aspectos afetivos, sociais e culturais dos alunos. Este artigo destaca a relevância e a importância de uma transição planejada, significativa e acolhedora, que promova a continuidade da aprendizagem e a troca de informações entre os professores de diferentes ciclos. As limitações deste estudo apontam para a escassez de pesquisas sobre a comunicação entre docentes de diferentes ciclos de escolarização, indicando, possivelmente, uma lacuna e a necessidade de investigações futuras nessa área. Espera-se que este trabalho incentive práticas educacionais que valorizem o lúdico em todas as etapas da Educação Básica, proporcionando um ambiente de aprendizado enriquecedor e contínuo.&nbsp;</span></p> 2025-03-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista de Educação https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2272 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: 2025-06-07T15:21:00+00:00 Amanda Barbosa de Paiva amanda.paiva@estudante.ufscar.br Luciene Sandes Mota lucienemota@estudante.ufscar.br Sheila Garbulha Tunuchi de Campos sheilatunuchi@estudante.ufscar.br <p><span class="fontstyle0">Este artigo destaca a importância da formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco no ensino de Ciências, e os desafios enfrentados nessa área. Por meio de levantamento bibliográfico e análise qualitativa, foram identificadas lacunas na formação inicial nos cursos de Pedagogia e as amplas responsabilidades dos professores polivalentes. Essas questões afetam o ensino de Ciências e limitam o desenvolvimento de habilidades científicas nos alunos. A pesquisa sugere a formação continuada como uma das estratégias para suprir essas lacunas da formação inicial, capacitando os docentes a promover maior interesse por Ciência e Tecnologia.</span></p> 2025-03-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista de Educação https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2273 TRAJETÓRIA DE LIDERANÇAS FEMININAS AFRODESCENDENTES: 2025-06-07T15:21:00+00:00 Carlos Roberto Pereira Souza venceraluta@gmail.com Sandra Fernandes Leite sfleite@unicamp.br <p><span class="fontstyle0">Este ensaio aborda a trajetória das lideranças femininas afrodescendentes no Brasil, ressaltando sua relevância para a compreensão da sociedade atual e o movimento de valorização da cultura negra. Apesar dos desafios e discriminação, essas mulheres ocupam posições destacadas na política, cultura e educação. Suas estratégias de resistência contra dominações étnicas e de gênero são evidenciadas, revelando habilidades transmitidas entre gerações. Destaca-se, ainda, que as afro-brasileiras são as principais vítimas da desigualdade resultante da exclusão, pobreza e falta de políticas públicas adequadas à saúde e inclusão social.</span> </p> 2025-03-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2274 RELATO DE EXPERIÊNCIA: 2025-06-07T15:21:00+00:00 Evelyn Scarpioni Kageyama evelyn.fscarpioni@hsl.org.br Caroline Daniele de Oliveira caroline.oliveira@hsl.org.br Giane Harumi Inafuku Inoshita giane.inoshita@hsl.org.br Fernanda Raquel Piai Nascimento fernanda.martins@hsl.org.br Alessandra Marin alessandra.marin@hsl.org.br Renata Gonçalves de Oliveira renata.oliveira@hsl.org.br <p><span class="fontstyle0">Este artigo tem o objetivo de compartilhar a estratégia de capacitação de enfermeiros no uso de ultrassom para avaliação vesical. Para isso, foi feito um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado em um hospital privado e filantrópico de grande porte da cidade de São Paulo. Após aula teórica, foi realizado treinamento prático em ambiente simulado e avaliação. No total, 43 enfermeiros foram capacitados, gerando aumento de acionamentos de 32 para 78 em comparação ao mês pré treinamento. Além de estimular empoderamento dos profissionais, a capacitação possibilitou mais agilidade, qualidade, segurança e resolutividade na tomada de decisões na prática assistencial da instituição de saúde.&nbsp;</span></p> 2025-03-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista de Educação https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2275 PAULO FREIRE'S PEDAGOGY AS A COUNTERCOLONIAL TOOL 2025-06-07T15:21:01+00:00 Wallace Rodrigues wallace@uft.edu.br <p><span class="fontstyle0">With this paper, we seek to understand how the educational theories of Paulo Freire (1921-1997) are not only relevant to thinking about a liberating, critical and humanist education, but that they also stand as true countercolonial theories. Unlike postcolonialism and decolonialism, countercolonialism goes aga stereotypes, racism, discrimination and prejudices originating from the colonial era and which are still strong in our Brazilian social structure. This article is based on a bibliographical research of a qualitative-exploratory nature to achieve our objective. The results of this text reveal that Freire's theories clash with the structural precepts of colonialism in Brazil, revealing an education that is not only political, but also ethical and humanist that can also critically fight against the current forms of domination of any imperialist hegemonic powers.</span></p> 2025-03-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista de Educação