https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/issue/feedRevista de Educação2024-10-28T21:47:18+00:00Contatoeducacao@anchieta.brOpen Journal Systems<p>A Revista de Educação é uma publicação eletrônica semestral, voltada à divulgação de artigos acadêmico-científicos. Visa fomentar e facilitar o intercâmbio acadêmico no âmbito nacional e internacional, contribuindo para a ampliação das discussões e debates sobre a diversidade de temas que compõe a área da Educação. A Revista privilegiará a publicação de trabalhos originais de autores brasileiros e estrangeiros podendo ser apresentação de resultados de pesquisas desenvolvidas, estudos teóricos, resenhas e traduções de artigos publicados em revistas internacionais. A Revista de Educação é dirigida a professores e pesquisadores, assim como a estudantes de graduação e pós-graduação das áreas das ciências sociais e humanas.<br>Áreas de interesse: educação; educação básica; educação superior; educação de jovens e adultos; educação inclusiva; educação popular; educação não formal; política e legislação educacional; gestão educacional; formação de professores e formação profissional; relação entre educação e movimentos sociais.</p>https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2206APRESENTAÇÃO2024-10-28T21:41:52+00:00Fabiano Ormanezeeducacao@anchieta.br<p>Apresentação da edição n. 16.</p>2024-09-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista de Educaçãohttps://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2207A ÉTICA E A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA PROPOSIÇÃO DE UMA SOCIEDADE JUSTA, SOLIDÁRIA, SUSTENTÁVEL E INCLUSIVA2024-10-28T21:17:32+00:00Antonio Carlos Valini Vacilottoequipe.curadoria@anchieta.br<p>Este artigo aborda a relação entre ética e educação em direitos humanos, destacando a necessidade de uma transformação aprofundada nas estruturas sociais, econômicas e políticas para a construção de uma sociedade justa, solidária, sustentável e inclusiva. Partindo de uma reflexão filosófica e histórica, este estudo enfatiza que mudanças significativas no campo da educação só serão possíveis com alterações estruturais na base econômica e política da sociedade. A ética deve ser compreendida como uma prática social que vai além das questões individuais, sendo essencial para promover a dignidade e os direitos humanos de forma universal. Dessa forma, são exploradas as contribuições de pensadores como Aristóteles, Kant e Marx, destacando a evolução do conceito de ética ao longo da história, desde a Antiguidade até a Modernidade, e sua influência nos processos educativos. Concluiu-se que, para que a transformação ocorra, é necessário um novo paradigma ético, que esteja alinhado aos direitos humanos e que seja capaz de enfrentar as contradições e desafios impostos pelas desigualdades sociais e econômicas. Assim, a educação em direitos humanos se torna uma ferramenta essencial para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva, que promova a igualdade de oportunidades e o respeito à dignidade de todos os indivíduos.</p>2024-09-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista de Educaçãohttps://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2208MATEMÁTICA:2024-10-28T21:17:33+00:00Paola Mazzaroequipe.curadoria@anchieta.brJuliano Schimiguelequipe.curadoria@anchieta.brMárcio Eugen Klingenschmid Lopes dos Santosequipe.curadoria@anchieta.brMarcelo Eloy Fernandesequipe.curadoria@anchieta.br<p>Neste artigo, apresentamos o pensamento probalístico de situações variadas envolvendo a compreensão de acontecimentos do cotidiano, sendo possível identificar prováveis resultados de acontecimentos. Utilizamos como fundamentação teórica Carvalho (2015), Lopes (2008), Moreira (2015), documentos da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, com ênfase no Currículo da Cidade de Matemática, entre outros. São apresentados os resultados de um questionário de uma pesquisa, cujo objetivo foi analisar o ensino e a aprendizagem de matemática, com estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal de Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de São Paulo. Este estudo adotou uma abordagem metodológica qualitativa, a partir da qual foram realizadas atividades e um questionário de perguntas fechadas, ambos de maneira individual. A análise dos dados evidencia os conceitos, oriundos das relações do tema, com o referido questionário. Dessa forma, a partir de nossas análises, os resultados apontaram para uma proposta que procurou contemplar a participação dos estudantes, mostrando ser uma oportunidade para ajudá-los no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, da criatividade, a buscar soluções de possibilidades e contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de probabilidade no contexto educacional.</p>2024-09-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista de Educaçãohttps://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2209ASPECTOS DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL:2024-10-28T21:17:34+00:00Camila Cândido Abreu de Limaequipe.curadoria@anchieta.brElaine Cristina Marques Esperequipe.curadoria@anchieta.brMaria Elaine Bezerra dos Santosequipe.curadoria@anchieta.brTamires Alves de Barros Souzaequipe.curadoria@anchieta.brVanessa da Silva Paranhosequipe.curadoria@anchieta.brRaquel Carnivalle Silva Melilloequipe.curadoria@anchieta.br<p>O uso de tecnologias digitais é algo frequente em nossas vidas, mas existe uma grande preocupação quanto ao seu uso durante a infância. Dessa forma, este artigo se propôs a buscar trabalhos que analisem o uso de tecnologias digitais como ferramenta de educação, voltados à educação infantil, e que os relacionem com os preceitos de desenvolvimento infantil de Piaget e Vygotsky. Ao realizar uma pesquisa pautada em buscas casadas de palavras-chave, muitos trabalhos foram encontrados, mas que ainda não correlacionam os efeitos do uso de tecnologias digitais no desenvolvimento infantil.</p>2024-09-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista de Educaçãohttps://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2211A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS PARA PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO EM SAÚDE:2024-10-28T21:47:18+00:00Julyany Rodrigues Gonçalvesequipe.curadoria@anchieta.brSandra Papesky Sabbagequipe.curadoria@anchieta.br<p>A rotina profissional dos educadores da Educação Básica no Brasil é caracterizada por condições que intensificam o esgotamento físico e mental, devido às circunstâncias históricas de desvalorização da profissão, somadas às exigências de trabalho nem sempre favoráveis, com baixo reconhecimento financeiro, recursos escassos para o exercício das funções e, ainda, a necessidade de se dedicar a jornadas duplas e triplas para garantir a sobrevivência. A pandemia da covid-19 trouxe à tona o adoecimento dessa categoria profissional, acentuando o impacto do excesso de responsabilidades com o declínio da qualidade de vida dos docentes. O presente trabalho expõe narrativas de educadores que clamam por leveza, momentos de autocuidado e qualidade de vida. Além disso, apresenta-se a intervenção “O Educador em foco: workshop de autocuidado”, de promoção de autocuidado, seus resultados e reflexões que podem abrir novos caminhos para futuras pesquisas e contribuir para iniciativas de promoção de saúde, valendo-se da concepção de saúde integrativa e das contribuições do uso de narrativas para pesquisas em saúde.</p>2024-09-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista de Educaçãohttps://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2212A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NA GRADE DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO PRIMÁRIA NAS ESCOLAS MEXICANAS2024-10-28T21:46:55+00:00María Concepción Garabandal Morelos Gonzálezequipe.curadoria@anchieta.br<p>A educação é um pilar essencial na sociedade, não apenas transmitindo conhecimento, mas também moldando a personalidade e as habilidades dos indivíduos para uma participação eficaz na vida profissional e social. Além de desenvolver competências técnicas, a escola cultiva ferramentas culturais fundamentais, como linguagem, escrita, leitura, cálculo e habilidades práticas, fundamentais para o crescimento individual e coletivo. Este artigo explora a importância das emoções nesse processo e, através da aplicação de uma sequência didática, fornece um panorama para a inclusão do curso Educação Socioemocional nas escolas mexicanas, mas para uma inclusão que não apenas pretende melhorar o ambiente educacional, mas também fortalecer a gestão emocional de alunos e professores, preparando-os para enfrentar desafios e construir relações positivas.</p>2024-09-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista de Educação