https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/issue/feedRevista de Educação2025-12-08T12:17:29+00:00Contatoeducacao@anchieta.brOpen Journal Systems<p>A Revista de Educação é uma publicação eletrônica semestral, voltada à divulgação de artigos acadêmico-científicos. Visa fomentar e facilitar o intercâmbio acadêmico no âmbito nacional e internacional, contribuindo para a ampliação das discussões e debates sobre a diversidade de temas que compõe a área da Educação. A Revista privilegiará a publicação de trabalhos originais de autores brasileiros e estrangeiros podendo ser apresentação de resultados de pesquisas desenvolvidas, estudos teóricos, resenhas e traduções de artigos publicados em revistas internacionais. A Revista de Educação é dirigida a professores e pesquisadores, assim como a estudantes de graduação e pós-graduação das áreas das ciências sociais e humanas.<br>Áreas de interesse: educação; educação básica; educação superior; educação de jovens e adultos; educação inclusiva; educação popular; educação não formal; política e legislação educacional; gestão educacional; formação de professores e formação profissional; relação entre educação e movimentos sociais.</p>https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2319APRESENTAÇÃO2025-12-08T12:17:21+00:00Fabiano Ormanezeeducacao@anchieta.br<p>Apresentação do v. 18, n. 18 da Revista de Educação. </p>2025-10-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista de Educaçãohttps://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2320HISTÓRIA ORAL E PROTAGONISMO FEMININO:2025-12-08T12:17:21+00:00Thaís Battibuglifabiano.ormaneze@anchieta.brJulia Beatriz Rodrigues Coimbrafabiano.ormaneze@anchieta.brNataly Rosa da Costafabiano.ormaneze@anchieta.brNathália Vitória de Oliveira Assisfabiano.ormaneze@anchieta.brMatheus Luiz de Souza Céfalofabiano.ormaneze@anchieta.br<p><span class="fontstyle0">Este artigo foi desenvolvido através do método de pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, abordando a relevância da perspectiva feminista na pedagogia e sua relação com a inserção da história das mulheres para promoção da consciência feminista desde a Educação Básica. Assim sendo, o problema de pesquisa baseou-se na falta de literatura acadêmica para o ensino de história das mulheres nos anos iniciais da educação brasileira, gerando a hipótese de que a história oral possa ser uma abordagem adequada para o objetivo de propor um projeto de história oral das mulheres para o Ensino Fundamental I, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. Logo, foram criados cinco planos de aula que buscam articular os autores da pedagogia feminista com os autores do método de história oral e ensino de História. Conclui-se que o projeto pode contribuir para inovação na área da pedagogia feminista no Brasil e que futuras pesquisas podem indicar uma avaliação prática dos planos de aula propostos.</span></p>2025-10-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista de Educaçãohttps://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2321ATIVIDADES PSICOMOTORAS E DESENVOLVIMENTO INFANTIL:2025-12-08T12:17:23+00:00Igor Aparecido de Andradefabiano.ormaneze@anchieta.brCaroline Conti Botignonfabiano.ormaneze@anchieta.brDarlene Pinheiroz Queirozfabiano.ormaneze@anchieta.brLívia Aveiro Tenório da Silvafabiano.ormaneze@anchieta.brMatheus Luiz de Souza Céfalofabiano.ormaneze@anchieta.br<p><span class="fontstyle0">Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de Trabalho de Curso (TC) em Licenciatura em Pedagogia, que buscou investigar a eficácia das atividades psicomotoras em crianças de 2 a 5 anos com dificuldades de aprendizagem na Educação Infantil, comparandoas com atividades convencionais. Por meio de uma revisão sistemática qualitativa, foram analisadas produções científicas publicadas entre 2014 e 2024. Os resultados evidenciam que a psicomotricidade favorece o desenvolvimento integral infantil (motor, cognitivo, afetivo e social), promovendo melhorias na aprendizagem e prevenção de dificuldades escolares. Conclui-se que a integração de práticas psicomotoras às abordagens pedagógicas tradicionais potencializa o processo educativo, demandando maior investimento em pesquisas e formações docentes na área.</span> </p>2025-10-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista de Educaçãohttps://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2277A OFICINA DE PIPAS E O ENSINO SIGNIFICATIVO DE CONCEITOS DE MATEMÁTICA:2025-12-08T12:17:25+00:00Igor Aparecido de Andradeigor.andrade@anchieta.brRenato Zaninirenato.zanini@colegiosvicentinos.com.brLigia Formico Paolettiligia.paoletti@anchieta.brSimone Hedwig Hassesimone.hasse@anchieta.brCésar Adriano Ribeiro Nunescesar.nunes@anchieta.brAmadeu Tunini Doroatunini@anchieta.br<p class="p1">O presente estudo descreve uma Oficina de Pipas (OP) realizada no âmbito do projeto Práticas Integradas de Gestão e Docência (PIGD) no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia do Centro Universitário Padre Anchieta. O objetivo foi apresentar estratégias práticas embasadas na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Paul Ausubel para o ensino de conceitos matemáticos, relacionando a construção das pipas com a Geometria e a valorização da cultura popular. Dezenove alunas participaram sob a supervisão de três docentes. O estudo envolveu etapas práticas de construção de pipas, exploração de conceitos geométricos, questionário e análise de conteúdo. Após a realização da OP como estratégia prática embasada na TAS, foi possível observar a relevância da interação entre diferentes áreas do conhecimento, como a Educação Física e a Matemática, para um ensino mais significativo e integrado. A diversificação metodológica e a exploração de conceitos de forma interdisciplinar promovem uma construção mais consistente e profunda dos objetos de conhecimento, destacando a importância da formação continuada dos professores para essa prática. A busca por uma visão holística no ensino/aprendizagem de diferentes áreas do conhecimento promove uma educação mais significativa e promissora.</p>2025-10-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista de Educaçãohttps://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2322REALIDADE VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM ATIVA EM CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO SOB A ÓTICA DO PENSAMENTO COMPLEXO2025-12-08T12:17:27+00:00Danielle Skubsdanielle.skubs@anchieta.br<p><span class="fontstyle0">A crescente inserção de discentes com expressiva vivência digital impõe desafios significativos ao engajamento e à retenção em métodos de ensino universitário tradicionais. Particularmente no ensino de Arquitetura e Urbanismo, a natureza da concepção espacial, a visualização tridimensional e a abstração de conceitos complexos exigem um elevado grau de interatividade entre o objeto de estudo e o aprendiz. A adoção de metodologias ativas, potencializadas por sistemas como os de realidade virtual, pode promover uma aprendizagem ativa e imersiva. Tais sistemas oferecem visualização interativa e dinâmica, conferindo significado prático a conceitos teóricos e facilitando a abstração, promovendo engajamento e motivação discente. As práticas ativas, dinâmicas e interativas, convergem com o referencial do pensamento complexo, de alta relevância para a construção do conhecimento transdisciplinar. Dessa forma, o presente estudo, por meio de uma revisão de literatura, analisou convergências e contribuições pedagógicas da integração entre a realidade virtual, a transdisciplinaridade e as metodologias ativas, sob a lente do pensamento complexo. A análise demonstrou que essa integração estabelece um ecossistema de aprendizagem que não apenas otimiza a abstração espacial, mas também fomenta a formação de um profissional de Arquitetura e Hurbanismo com maior capacidade de adaptação e resolução de problemas complexos na contemporaneidade.</span> </p>2025-10-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista de Educaçãohttps://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2323RESENHA2025-12-08T12:17:29+00:00Simone Hassesimone.hasse@anchieta.br<p>Resenha do livro "Por uma educação disruptiva: algoritmos, sinapses e novo pensar crítico", de autoria de Juliana Fornari (2025), coeditado pela Editora UniAnchieta e Editora Pontes. </p>2025-10-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista de Educação