Revista de Educação https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao <p>A Revista de Educação é uma publicação eletrônica semestral, voltada à divulgação de artigos acadêmico-científicos. Visa fomentar e facilitar o intercâmbio acadêmico no âmbito nacional e internacional, contribuindo para a ampliação das discussões e debates sobre a diversidade de temas que compõe a área da Educação. A Revista privilegiará a publicação de trabalhos originais de autores brasileiros e estrangeiros podendo ser apresentação de resultados de pesquisas desenvolvidas, estudos teóricos, resenhas e traduções de artigos publicados em revistas internacionais. A Revista de Educação é dirigida a professores e pesquisadores, assim como a estudantes de graduação e pós-graduação das áreas das ciências sociais e humanas.<br>Áreas de interesse: educação; educação básica; educação superior; educação de jovens e adultos; educação inclusiva; educação popular; educação não formal; política e legislação educacional; gestão educacional; formação de professores e formação profissional; relação entre educação e movimentos sociais.</p> pt-BR educacao@anchieta.br (Contato) Mon, 30 Sep 2024 00:00:00 +0000 OJS 3.1.2.0 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 APRESENTAÇÃO https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2206 <p>Apresentação da edição n. 16.</p> Fabiano Ormaneze Copyright (c) 2024 Revista de Educação https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2206 Mon, 30 Sep 2024 00:00:00 +0000 A ÉTICA E A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA PROPOSIÇÃO DE UMA SOCIEDADE JUSTA, SOLIDÁRIA, SUSTENTÁVEL E INCLUSIVA https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2207 <p>Este artigo aborda a relação entre ética e educação em direitos humanos, destacando a necessidade de uma transformação aprofundada nas estruturas sociais, econômicas e políticas para a construção de uma sociedade justa, solidária, sustentável e inclusiva. Partindo de uma reflexão filosófica e histórica, este estudo enfatiza que mudanças significativas no campo da educação só serão possíveis com alterações estruturais na base econômica e política da sociedade. A ética deve ser compreendida como uma prática social que vai além das questões individuais, sendo essencial para promover a dignidade e os direitos humanos de forma universal. Dessa forma, são exploradas as contribuições de pensadores como Aristóteles, Kant e Marx, destacando a evolução do conceito de ética ao longo da história, desde a Antiguidade até a Modernidade, e sua influência nos processos educativos. Concluiu-se que, para que a transformação ocorra, é necessário um novo paradigma ético, que esteja alinhado aos direitos humanos e que seja capaz de enfrentar as contradições e desafios impostos pelas desigualdades sociais e econômicas. Assim, a educação em direitos humanos se torna uma ferramenta essencial para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva, que promova a igualdade de oportunidades e o respeito à dignidade de todos os indivíduos.</p> Antonio Carlos Valini Vacilotto Copyright (c) 2024 Revista de Educação https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2207 Mon, 30 Sep 2024 00:00:00 +0000 MATEMÁTICA: https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2208 <p>Neste artigo, apresentamos o pensamento probalístico de situações variadas envolvendo a compreensão de acontecimentos do cotidiano, sendo possível identificar prováveis resultados de acontecimentos. Utilizamos como fundamentação teórica Carvalho (2015), Lopes (2008), Moreira (2015), documentos da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, com ênfase no Currículo da Cidade de Matemática, entre outros. São apresentados os resultados de um questionário de uma pesquisa, cujo objetivo foi analisar o ensino e a aprendizagem de matemática, com estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal de Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de São Paulo. Este estudo adotou uma abordagem metodológica qualitativa, a partir da qual foram realizadas atividades e um questionário de perguntas fechadas, ambos de maneira individual. A análise dos dados evidencia os conceitos, oriundos das relações do tema, com o referido questionário. Dessa forma, a partir de nossas análises, os resultados apontaram para uma proposta que procurou contemplar a participação dos estudantes, mostrando ser uma oportunidade para ajudá-los no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, da criatividade, a buscar soluções de possibilidades e contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de probabilidade no contexto educacional.</p> Paola Mazzaro, Juliano Schimiguel, Márcio Eugen Klingenschmid Lopes dos Santos, Marcelo Eloy Fernandes Copyright (c) 2024 Revista de Educação https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2208 Mon, 30 Sep 2024 00:00:00 +0000 ASPECTOS DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2209 <p>O uso de tecnologias digitais é algo frequente em nossas vidas, mas existe uma grande preocupação quanto ao seu uso durante a infância. Dessa forma, este artigo se propôs a buscar trabalhos que analisem o uso de tecnologias digitais como ferramenta de educação, voltados à educação infantil, e que os relacionem com os preceitos de desenvolvimento infantil de Piaget e Vygotsky. Ao realizar uma pesquisa pautada em buscas casadas de palavras-chave, muitos trabalhos foram encontrados, mas que ainda não correlacionam os efeitos do uso de tecnologias digitais no desenvolvimento infantil.</p> Camila Cândido Abreu de Lima, Elaine Cristina Marques Esper, Maria Elaine Bezerra dos Santos, Tamires Alves de Barros Souza, Vanessa da Silva Paranhos, Raquel Carnivalle Silva Melillo Copyright (c) 2024 Revista de Educação https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2209 Mon, 30 Sep 2024 00:00:00 +0000 A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS PARA PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO EM SAÚDE: https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2211 <p>A rotina profissional dos educadores da Educação Básica no Brasil é caracterizada por condições que intensificam o esgotamento físico e mental, devido às circunstâncias históricas de desvalorização da profissão, somadas às exigências de trabalho nem sempre favoráveis, com baixo reconhecimento financeiro, recursos escassos para o exercício das funções e, ainda, a necessidade de se dedicar a jornadas duplas e triplas para garantir a sobrevivência. A pandemia da covid-19 trouxe à tona o adoecimento dessa categoria profissional, acentuando o impacto do excesso de responsabilidades com o declínio da qualidade de vida dos docentes. O presente trabalho expõe narrativas de educadores que clamam por leveza, momentos de autocuidado e qualidade de vida. Além disso, apresenta-se a intervenção “O Educador em foco: workshop de autocuidado”, de promoção de autocuidado, seus resultados e reflexões que podem abrir novos caminhos para futuras pesquisas e contribuir para iniciativas de promoção de saúde, valendo-se da concepção de saúde integrativa e das contribuições do uso de narrativas para pesquisas em saúde.</p> Julyany Rodrigues Gonçalves, Sandra Papesky Sabbag Copyright (c) 2024 Revista de Educação https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2211 Mon, 30 Sep 2024 00:00:00 +0000 A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NA GRADE DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO PRIMÁRIA NAS ESCOLAS MEXICANAS https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2212 <p>A educação é um pilar essencial na sociedade, não apenas transmitindo conhecimento, mas também moldando a personalidade e as habilidades dos indivíduos para uma participação eficaz na vida profissional e social. Além de desenvolver competências técnicas, a escola cultiva ferramentas culturais fundamentais, como linguagem, escrita, leitura, cálculo e habilidades práticas, fundamentais para o crescimento individual e coletivo. Este artigo explora a importância das emoções nesse processo e, através da aplicação de uma sequência didática, fornece um panorama para a inclusão do curso Educação Socioemocional nas escolas mexicanas, mas para uma inclusão que não apenas pretende melhorar o ambiente educacional, mas também fortalecer a gestão emocional de alunos e professores, preparando-os para enfrentar desafios e construir relações positivas.</p> María Concepción Garabandal Morelos González Copyright (c) 2024 Revista de Educação https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2212 Mon, 30 Sep 2024 00:00:00 +0000