Revista de Educação https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao <p>A Revista de Educação é uma publicação eletrônica semestral, voltada à divulgação de artigos acadêmico-científicos. Visa fomentar e facilitar o intercâmbio acadêmico no âmbito nacional e internacional, contribuindo para a ampliação das discussões e debates sobre a diversidade de temas que compõe a área da Educação. A Revista privilegiará a publicação de trabalhos originais de autores brasileiros e estrangeiros podendo ser apresentação de resultados de pesquisas desenvolvidas, estudos teóricos, resenhas e traduções de artigos publicados em revistas internacionais. A Revista de Educação é dirigida a professores e pesquisadores, assim como a estudantes de graduação e pós-graduação das áreas das ciências sociais e humanas.<br>Áreas de interesse: educação; educação básica; educação superior; educação de jovens e adultos; educação inclusiva; educação popular; educação não formal; política e legislação educacional; gestão educacional; formação de professores e formação profissional; relação entre educação e movimentos sociais.</p> pt-BR educacao@anchieta.br (Contato) Mon, 31 Mar 2025 00:00:00 +0000 OJS 3.1.2.0 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 APRESENTAÇÃO https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2268 <p>Apresentação do volume 17, número 17 da Revista de Educação (out.2024/mar.2025).</p> Fabiano Ormaneze Copyright (c) 2025 Revista de Educação https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2268 Mon, 31 Mar 2025 00:00:00 +0000 HISTÓRIA E MEMÓRIA: https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2269 <p><span class="fontstyle0">Este artigo aborda a complexa relação entre História e memória, analisando-as como construções sociais e interpretativas, e não como verdades absolutas. Discute-se a natureza da historiografia, questionando a objetividade e a influência do presente na escrita do passado. Enfatiza-se a importância de múltiplas perspectivas e fontes históricas, alertando-nos para a manipulação e a parcialidade inerentes ao processo de construção histórica e, ainda, aborda a memória individual e coletiva, suas interações e seu papel na formação da identidade e no exercício do poder.</span> </p> Elaine Aparecida Barreto, Matheus Luiz de Souza Céfalo, Thaís Battibugli Copyright (c) 2025 Revista de Educação https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2269 Mon, 31 Mar 2025 00:00:00 +0000 A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2271 <p><span class="fontstyle0">Este estudo teve como objetivo analisar o papel do lúdico na transição da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental, destacando a possibilidade da diminuição ou perda das vivências lúdicas das crianças ao ingressarem na nova etapa de ensino. Observou-se que a ludicidade desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, promovendo habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais. Muitas vezes, essa dimensão do aprendizado é pouco explorada na transição entre esses dois ciclos educacionais. A Base Nacional Comum Curricular ressalta a importância do lúdico em todo o processo de ensino, enfatizando a necessidade de levar em consideração os aspectos afetivos, sociais e culturais dos alunos. Este artigo destaca a relevância e a importância de uma transição planejada, significativa e acolhedora, que promova a continuidade da aprendizagem e a troca de informações entre os professores de diferentes ciclos. As limitações deste estudo apontam para a escassez de pesquisas sobre a comunicação entre docentes de diferentes ciclos de escolarização, indicando, possivelmente, uma lacuna e a necessidade de investigações futuras nessa área. Espera-se que este trabalho incentive práticas educacionais que valorizem o lúdico em todas as etapas da Educação Básica, proporcionando um ambiente de aprendizado enriquecedor e contínuo.&nbsp;</span></p> Beatriz Maria Negri, Isabela Maia, Vitória Fernandes de Souza, Igor Aparecido de Andrade, Silvia Vallezi Copyright (c) 2025 Revista de Educação https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2271 Mon, 31 Mar 2025 00:00:00 +0000 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2272 <p><span class="fontstyle0">Este artigo destaca a importância da formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco no ensino de Ciências, e os desafios enfrentados nessa área. Por meio de levantamento bibliográfico e análise qualitativa, foram identificadas lacunas na formação inicial nos cursos de Pedagogia e as amplas responsabilidades dos professores polivalentes. Essas questões afetam o ensino de Ciências e limitam o desenvolvimento de habilidades científicas nos alunos. A pesquisa sugere a formação continuada como uma das estratégias para suprir essas lacunas da formação inicial, capacitando os docentes a promover maior interesse por Ciência e Tecnologia.</span></p> Amanda Barbosa de Paiva, Luciene Sandes Mota, Sheila Garbulha Tunuchi de Campos Copyright (c) 2025 Revista de Educação https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2272 Mon, 31 Mar 2025 00:00:00 +0000 TRAJETÓRIA DE LIDERANÇAS FEMININAS AFRODESCENDENTES: https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2273 <p><span class="fontstyle0">Este ensaio aborda a trajetória das lideranças femininas afrodescendentes no Brasil, ressaltando sua relevância para a compreensão da sociedade atual e o movimento de valorização da cultura negra. Apesar dos desafios e discriminação, essas mulheres ocupam posições destacadas na política, cultura e educação. Suas estratégias de resistência contra dominações étnicas e de gênero são evidenciadas, revelando habilidades transmitidas entre gerações. Destaca-se, ainda, que as afro-brasileiras são as principais vítimas da desigualdade resultante da exclusão, pobreza e falta de políticas públicas adequadas à saúde e inclusão social.</span> </p> Carlos Roberto Pereira Souza, Sandra Fernandes Leite Copyright (c) https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2273 Mon, 31 Mar 2025 00:00:00 +0000 RELATO DE EXPERIÊNCIA: https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2274 <p><span class="fontstyle0">Este artigo tem o objetivo de compartilhar a estratégia de capacitação de enfermeiros no uso de ultrassom para avaliação vesical. Para isso, foi feito um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado em um hospital privado e filantrópico de grande porte da cidade de São Paulo. Após aula teórica, foi realizado treinamento prático em ambiente simulado e avaliação. No total, 43 enfermeiros foram capacitados, gerando aumento de acionamentos de 32 para 78 em comparação ao mês pré treinamento. Além de estimular empoderamento dos profissionais, a capacitação possibilitou mais agilidade, qualidade, segurança e resolutividade na tomada de decisões na prática assistencial da instituição de saúde.&nbsp;</span></p> Evelyn Scarpioni Kageyama, Caroline Daniele de Oliveira, Giane Harumi Inafuku Inoshita, Fernanda Raquel Piai Nascimento, Alessandra Marin, Renata Gonçalves de Oliveira Copyright (c) 2025 Revista de Educação https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2274 Mon, 31 Mar 2025 00:00:00 +0000 PAULO FREIRE'S PEDAGOGY AS A COUNTERCOLONIAL TOOL https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2275 <p><span class="fontstyle0">With this paper, we seek to understand how the educational theories of Paulo Freire (1921-1997) are not only relevant to thinking about a liberating, critical and humanist education, but that they also stand as true countercolonial theories. Unlike postcolonialism and decolonialism, countercolonialism goes aga stereotypes, racism, discrimination and prejudices originating from the colonial era and which are still strong in our Brazilian social structure. This article is based on a bibliographical research of a qualitative-exploratory nature to achieve our objective. The results of this text reveal that Freire's theories clash with the structural precepts of colonialism in Brazil, revealing an education that is not only political, but also ethical and humanist that can also critically fight against the current forms of domination of any imperialist hegemonic powers.</span></p> Wallace Rodrigues Copyright (c) 2025 Revista de Educação https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaEducacao/article/view/2275 Mon, 31 Mar 2025 00:00:00 +0000