Aplicação da Tecnologia VOIP na Gestão Estratégica da Empresa: Estudo de Caso na Empresa KONTAK

  • DENIS ALONSO GUTIERREZ/MARCELO ELOY FERNANDES/JULIANO SCHIMIGUEL

Resumo

A capacidade de transmissão de voz sobre a camada de protocolos TCP/IP, também
chamada de Voz sobre IP ou VoIP (Voice Over IP), permite a integração de voz e dados em
uma única estrutura, possibilitando a comunicação entre localidades remotas a baixíssimo
custo. O objetivo maior deste artigo foi analisar e demonstrar aplicações VoIP em redes do
mercado corporativo, suas vantagens e aplicações e a viabilidade na utilização de tal
ferramenta no mundo corporativo . O método aplicado a este artigo enquadra-se no modelo
qualitativo semi-estruturado na forma de estudo de caso único. O cliente ao qual foi baseado
o estudo de caso será a empresa Kontak, organização do setor de call center, localizada na
região leste de São Paulo, com grande parte dos custos operacionais ligados à gestão de
telefonia, devido ao ramo de negócio da organização. Os resultados obtidos pós implantação
de tal tecnologia, apontam para a redução nos custos das ligações entre filiais, clientes e
fornecedores, bem como um melhor controle dos processos operacionais e na gestão
estratégia da organização no que tange gestão em tecnologia de voz e dados. A viabilidade do
negócio é comprovada pelo rápido retorno no investimento que tal tecnologia trouxe a
organização em questão.

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