EXPLORANDO A CONSTRUÇÃO COMPUTACIONAL DE SINAIS PERIÓDICOS CONTÍNUOS COMO COMBINAÇÃO LINEAR DE SINAIS SENOIDAIS HARMONICAMENTE RELACIONADOS

  • Tetsuo Araki/Mario Mollo Neto
Palavras-chave: Ensino de Séries de Fourier, Convergência, Cálculo computacional

Resumo

Esta pesquisa pretende, na exploração da bibliografia e na correspondente prospecção
e identificação das unidades curriculares do curso de Engenharia Eletrônica que apresentam
pré-requisitos quanto ao conhecimento de séries de Fourier, buscar sua exploração como uma
alternativa didática para o ensino, de forma a integrar e alinhar o discurso e a maneira de
abordagem com o mesmo formalismo para a transmissão de conhecimentos aos discentes.
Exemplos foram abordados durante a pesquisa, que são fundamentais para destacar, tanto para
os docentes quanto para os discentes, a importância do conhecimento da correta aplicação do
desenvolvimento das séries nesta área de conhecimento, buscando uma forte contextualização
para a confirmação da sua aplicação em situações práticas do dia a dia, motivando assim os
alunos a se aprofundarem nos estudos correspondentes. Explorou-se, ainda, resultados de
simulações computacionais que apontam para um menor erro de aproximação quando ao
realizar a expansão dos termos da série de Fourier e as mesmas permitem visualizar que a
pesquisa, simulação e o cálculo com suporte computacional é uma importante ferramenta para
promover um suporte preditivo aos estudantes e projetistas de sistemas eletrônicos digitais.

Biografia do Autor

Tetsuo Araki/Mario Mollo Neto

Tetsuo Araki
t_araki@ig.com.br
Centro Universitário Padre Anchieta


Mario Mollo Neto
mariomollo@gmail.com
Universidade Paulista – UNIP/SP
Centro Universitário Padre Anchieta

Seção
Artigos