APLICAÇÃO DE MODELO PRÁTICO PARA APRENDIZAGEM DE ENSINO DO PLANEJAMENTO DE SISTEMAS PRODUTIVOS

  • Mauricio Capelas/Mario Mollo Neto
Palavras-chave: interdisciplinaridade, planejamento de produção, engenharia

Resumo

Este artigo busca a contextualização da teoria dada em sala de aula, com a
introdução e aplicação de uma parte prática, no desenvolvimento da disciplina
Planejamento de Sistemas Produtivos em uma Instituição de Ensino Superior - IES, no
curso de Engenharia de Produção. Como prática, adotou-se a divisão da classe em
grupos, que originalmente eram bastante heterogêneos, para a aplicação das técnicas de
controle do projeto, processo e fabricação de pequenos caminhões, feitos de material
reciclado, com ampla liberdade de estilo, porém, com o acompanhamento da base
teórica, onde foram estipulados e aplicados os prazos e os controles inerentes a um
sistema produtivo. O envolvimento dos alunos na confecção dos protótipos foi
acentuado, bem como a integração entre diferentes cursos da IES, com uma discussão
dos modelos de controle de estoque, estudo de processos de fabricação, obtenção de
fornecedores e integração entre diferentes áreas do processo produtivo, criando assim
um ambiente de trabalho onde o exercício da base teórica teve um campo bastante fértil
para o aprendizado. Este trabalho descreve as atividades práticas aplicadas, a discussão
dos seus resultados e as melhorias que poderão ser acrescentadas em trabalhos futuros.

Biografia do Autor

Mauricio Capelas/Mario Mollo Neto

Mauricio Capelas
Instituto Federal de São Paulo – campus Guarulhos - SP
mauriciocapelas@uol.com.br


Mario Mollo Neto
UNESP – campus Tupã - SP
email: mariomollo@gmail.com

Seção
Artigos