A PROBLEMÁTICA DO CONCEITO DE GÊNEROS EM UMA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA DE UM CURSO SUPERIOR: A DEFINIÇÃO DE UM OBJETO DE ENSINO.

  • Caio César Costa Ribeiro MIRA
Palavras-chave: Gênero, Texto, Discurso, Ensino

Resumo

Os conceitos de gênero discursivo e de gênero textual ocupam um lugar privilegiado no campo de estudos da linguagem. Tal posição de destaque é confirmada pela quantidade de trabalhos que abarcam o tema, e, principalmente, em função dos desdobramentos e das implicações que a noção de gênero exerce sobre a questão do ensino de língua materna. Especificamente, para o ensino de língua materna, as implicações das noções de gênero recaem, na maioria das vezes, na elaboração de planos pedagógicos e na formulação de referenciais curriculares. Diante deste contexto, este trabalho objetiva discutir a adequação do conceito de gêneros como objeto de ensino de um componente curricular de Língua Portuguesa de um projeto pedagógico de um curso superior.

Biografia do Autor

Caio César Costa Ribeiro MIRA

Docente do Centro Universitário Padre Anchieta. Doutorando em Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. Este trabalho contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, processo nº 50264-3. Email para contato: caiomira@hotmail.com.

Seção
Artigos