O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES DE LINGUAGEM E O MODELO DIDÁTICO DO GÊNERO COMUNICADO DE EMPRESA

  • Luzia BUENO/Maria Helena Peçanha MENDES
Palavras-chave: Capacidades de Linguagem, Gêneros Textuais, Modelo Didático, Comunicado de Empresa, Interacionismo Sociodiscursivo.

Resumo

este artigo tem como objetivo central apresentar a construção de um modelo didático para o ensino do gênero comunicado de empresa e explorar as possibilidades de trabalho que o conhecimento das características deste gênero traz. Para isso, usaremos como base teórica os trabalhos desenvolvidos por Bronckart (1999, 2008), Dolz e Schneuwly (2004) e Machado (2001) e centraremos a nossa análise em comunicados retirados de um jornal da cidade de Atibaia, interior de São Paulo.

Biografia do Autor

Luzia BUENO/Maria Helena Peçanha MENDES

Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação, USF (Universidade São Francisco), Itatiba, SP, Brasil, luzia_bueno@uol.com.br 

Mestranda do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação, USF (Universidade São Francisco), Itatiba, SP, Brasil, helenapmendes@hotmail.com

Seção
Artigos