UMA NOVA IDENTIDADE FEMININA EM (RE)VISTA – EFEITOS DE VERDADE E CONSTITUIÇÃO DE SENTIDOS SOBRE A MULHER PELA MÍDIA

  • Paula CHIARETTI/Leda Verdiani TFOUNI
Palavras-chave: Análise do Discurso Pêcheutiana, Mulher, Revista Feminina

Resumo

As revistas femininas, como um saber oficial e objetivo, produzem verdades sobre “a mulher”. Segundo a Análise do Discurso Pêcheutiana, é o apagamento do processo de constituição do sentido que possibilita o efeito de verdade. Este artigo tem como objetivo analisar recortes de revistas femininas a fim de propor como estas revistas constroem sentidos sobre o que é e o que quer a mulher. Concluímos que as revistas femininas propõem uma positividade de um sujeito universal mulher por meio do efeito de transparência de sentido que dá origem a um efeito de verdade (CAPES, CNPq, FAPESP).

Biografia do Autor

Paula CHIARETTI/Leda Verdiani TFOUNI

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo –, São Paulo, Brasil; bolsista CAPES-PDEE – Université Paris 3 (Sorbonne Nouvelle), Paris, França – e FAPESP; membro do grupo AD-Interfaces inscrito no diretório de grupos de pesquisa do CNPq e coordenado pela Profa. Dra. Leda Tfouni; e, membrofundador de Lalíngua – Espaço de Interlocução em Psicanálise de Ribeirão Preto, endereço eletrônico chiaretti.paula@gmail.com. 

 

Professora titular da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo – e coordenadora do grupo AD-Interfaces (diretório de grupo de pesquisas do CNPq), endereço eletrônico lvtfouni@usp.br.

Seção
Artigos