LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: IMPACTOS DA ESCRITA NA VIDA DE ADULTOS NÃO ALFABETIZADOS

  • Gilton Sampaio de SOUZA/Adriana Morais JALES/Francisco Edson Gonçalves LEITE
Palavras-chave: Alfabetização, Letramento, Práticas Sociais de Escrita

Resumo

Com base nas discussões sobre a relação entre oralidade e escrita e sobre o impacto da escrita em nossa sociedade, vinculando-se aos estudos sobre letramento, este trabalho visa, num primeiro momento, a estabelecer uma distinção teórica entre alfabetização e letramento a partir de suas semelhanças e diferenças. Para tanto, serão discutidos os posicionamentos de Soares (2004, 2006), Matencio (1994), Kleiman (1995), Tfouni (1995) e Marcuschi (1995). Num segundo momento, partiremos para uma análise de duas entrevistas concedidas por dois sujeitos da cidade de Mossoró-RN, observando as representações que estes fazem da escrita, bem como a relação deles com as práticas de alfabetização e de letramento.

Biografia do Autor

Gilton Sampaio de SOUZA/Adriana Morais JALES/Francisco Edson Gonçalves LEITE

Docente do PPGL/UERN; Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP – giltonsampaio@uern.br e Bolsista de Produtividade em Pesquisa UERN. 

Professora do Departamento de Letras/UERN; Doutoranda em Linguística Aplicada pela UFRN - adrianajales@hotmail.com 

Mestrando em Letras pela UERN - edsongleite1@yahoo.com.br

Seção
Artigos