FORMAS DE RETOMADA DE DISCURSO CITADO NA CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS EM TEXTOS ACADÊMICOS

  • José Cezinaldo Rocha BESSA/Rosângela Alves dos Santos BERNARDINO/Ilderlândio Assis de Andrade NASCIMENTO
Palavras-chave: Formas de retomada de escrita, Discurso citado, Construção textual dos sentidos, Trabalho de monografia

Resumo

Neste trabalho, analisamos formas de retomada de discurso citado mobilizadas na construção dos sentidos em textos acadêmicos. Utilizando-nos dos princípios teóricos formulados por Bakhtin (2006), Authier-Revuz (2004) e Maingueneau (1996, 2002), dentre outros estudiosos da linguagem, analisamos monografias de estudantes de Letras de uma instituição pública. Constatamos que os estudantes mobilizam várias formas de retomada de discurso citado na tessitura textual, entretanto nem sempre conseguem atribuir sentidos para o que leem e estabelecer uma negociação entre discurso citado e discurso citante, comprometendo, com frequência, no nível da microestrutura, a construção textual dos sentidos.

Biografia do Autor

José Cezinaldo Rocha BESSA/Rosângela Alves dos Santos BERNARDINO/Ilderlândio Assis de Andrade NASCIMENTO

Professor do Departamento de Letras do Campus de Pau dos Ferros/UERN. Mestre em Estudos da Linguagem/UFRN. Líder do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto/GPET. Pau dos Ferros, RN, Brasil, e-mail cezinaldobessa@uern.br.

Professora do Departamento de Letras do Campus de Pau dos Ferros/UERN. Mestre e doutoranda em Estudos da Linguagem/UFRN. Membro do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto/GPET. Pau dos Ferros, RN, Brasil, e-mail rosangelabernardino@uern.br.

Bolsista de Iniciação Científica/CNPq do Curso de Letras do Campus de Pau dos Ferros/UERN. Membro do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto/GPET. Pau dos Ferros, RN, Brasil, email preto.adonai@hotmail.com.

Seção
Artigos