ESCRITAS DE SI E IDENTIDADE: O DISCURSO DO SUJEITO -PROFESSOR DE LÍNGUAS EM QUESTÃO

  • Beatriz Maria ECKERT-HOFF
Palavras-chave: Identidade, Escrita de si, Sujeito-professor, Discurso

Resumo

Neste estudo, partimos da problemática dos cursos de formação, que atribuem ao sujeito-professor uma identidade fixa, estável, montada sobre binarismos — desconsiderando a complexidade que envolve o sujeito, proveniente de sua história de vida —, postulamos a heterogeneidade do sujeito e questionamos a sua identidade. Nosso propósito é mostrar o descentramento da identidade, via o “falar de si”, para compreendermos a relação do sujeito-professor com sua formação. Para tanto, constituímos o corpus com sete professores do ensino fundamental e médio de SC e sete da região de Campinas. Nossa base teórica e metodológica é a Análise do Discurso de linha Francesa.

Biografia do Autor

Beatriz Maria ECKERT-HOFF

Beatriz Maria Eckert-Hoff é Doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Atualmente é Diretora de Graduação e Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão no UNIANCHIETA; Professora convidada no curso de Mestrado em Linguística Aplicada da UNITAU; Pesquisadora, integrante do grupo de pesquisa CNPq/UNICAMP, coordenado pela prof. Dr. Maria José Coracini; Pós-doutoranda na USP, no Programa de Letras Modernas. E-mail: eckert01@terra.com.br

Seção
Artigos