ASPECTOS DA PRODUÇÃO DO GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: CONSTITUIÇÃO, FUNCIONALIDADE, HISTORICIDADE

  • João Bosco Figueiredo GOMES/Ivandilson COSTA
Palavras-chave: Gêneros Textuais, Discurso Publicitário, Anúncios

Resumo

Este artigo busca apresentar aspectos da constituição, função e história do anúncio publicitário, situando-o como um gênero textual, para o que se consideraram especialmente os pressupostos de Bakhtin (1979), Bazerman (2005) e Marcuschi (2002). Para tanto, operamos um estudo comparativo do gênero, tomando anúncios publicados no século XIX na Gazeta de Lisboa, bem como outros publicados já no século XXI, no Diário de Notícias, de Lisboa. O estudo aponta para o fato de que os gêneros são formas textuais “relativamente estáveis” histórica e socialmente situadas. Estão, portanto, sujeitos a mudanças decorrentes das transformações sociais, das novas atividades, valores, objetivos, e papéis dos participantes, além das novas tecnologias, acarretando adaptações, adequações, ou mesmo transformações.

Biografia do Autor

João Bosco Figueiredo GOMES/Ivandilson COSTA

Doutor em Linguística. Professor adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Docente do Mestrado Acadêmico em Letras (PPGL/UERN). Líder do grupo de pesquisa (UERN/CNPq) Práticas Discursivas, Linguagens e Ensino (PRADILE). 

Doutorando em Linguística. Professor assistente da UERN. Docente do Curso de Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna (UERN). Membro do grupo de pesquisa PRADILE.

Seção
Artigos