UMA ANÁLISE DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO CONFORME A ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA DE BAKHTIN
Resumo
Este artigo discute como os conceitos de língua, fala e enunciado foram tratados nas diferentes concepções de linguagem que orientaram o ensino de Língua Portuguesa, perpassando desde o ensino considerado tradicional até as tendências mais atuais que concebem a linguagem como forma de interação. Para isso, iniciamos com uma breve reflexão desses conceitos, recuperando, primeiramente, a orientação do pensamento filosófico linguístico do “subjetivismo idealista” e do “objetivismo abstrato”, conforme exposto por Bakhtin. Em seguida, apoiamo-nos na teoria dos gêneros do discurso, proposta pelo mesmo autor, para demonstrar sua orientação metodológica para o estudo da língua, usando, como objeto de análise, o gênero “artigo de opinião”. Teoricamente, o trabalho está fundamentado, principalmente em Bakhtin (2006, 2004). Baseando-se nessas leituras, ressaltamos a importância de um trabalho com a língua materna que considere o gênero como um meio para a concretização de situações comunicativas.