UMA ANÁLISE DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO CONFORME A ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA DE BAKHTIN

  • Claudete Aparecida SIMIONI/Terezinha da Conceição COSTA-HÜBES
Palavras-chave: Linguagem, Gênero discursivo, Ensino, Interação verbal

Resumo

Este artigo discute como os conceitos de língua, fala e enunciado foram tratados nas diferentes concepções de linguagem que orientaram o ensino de Língua Portuguesa, perpassando desde o ensino considerado tradicional até as tendências mais atuais que concebem a linguagem como forma de interação. Para isso, iniciamos com uma breve reflexão desses conceitos, recuperando, primeiramente, a orientação do pensamento filosófico linguístico do “subjetivismo idealista” e do “objetivismo abstrato”, conforme exposto por Bakhtin. Em seguida, apoiamo-nos na teoria dos gêneros do discurso, proposta pelo mesmo autor, para demonstrar sua orientação metodológica para o estudo da língua, usando, como objeto de análise, o gênero “artigo de opinião”. Teoricamente, o trabalho está fundamentado, principalmente em Bakhtin (2006, 2004). Baseando-se nessas leituras, ressaltamos a importância de um trabalho com a língua materna que considere o gênero como um meio para a concretização de situações comunicativas.

Biografia do Autor

Claudete Aparecida SIMIONI/Terezinha da Conceição COSTA-HÜBES

Aluna do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado em Letras da UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – campus de Cascavel. aparecida_73simioni@hotmail.com

Professora Dra. do Curso de Letras e do Mestrado em Letras da UNIOESTE- Universidade Estadual do Oeste do Paraná – campus de Cascavel. terecostahubes@yahoo.com.br

Seção
Artigos