DIÁLOGO ENTRE OS ESTUDOS DE GÊNEROS, DE LETRAMENTO E A ANÁLISE DO DISCURSO CRÍTICA - IMPLICAÇÕES DE TRANSFORMAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA

  • Ana Lúcia CAMPOS ALMEIDA
Palavras-chave: Ensino de língua materna, Teoria de gêneros, Estudos de letramento, Análise do discurso crítica

Resumo

Partindo da constatação da existência de situação bastante insatisfatória no ensino de língua materna na escola brasileira e considerando que o aparato teórico produzido pelos estudos de gênero, letramento e Análise do Discurso Crítica (ADC) compõe um conjunto de pressupostos altamente favorável ao desenvolvimento de uma perspectiva inovadora de cunho emancipador para este ensino, objetivamos apresentar, neste artigo, uma reflexão sobre os postulados das referidas teorias, apontando as conexões e compatibilidades que elas sustentam entre si e as possíveis implicações que a adoção de tais concepções poderia trazer para o ensino em uma perspectiva crítica e transformadora.

Biografia do Autor

Ana Lúcia CAMPOS ALMEIDA

Docente do Programa de Mestrado em Letras - Linguagem, discurso e cultura - da Universidade Vale do Rio Verde. Três Corações, Minas Gerais, Brasil. analucpos@gmail.com

Seção
Artigos