THE DEVELOPMENT OF A COUNTRY UNDER TEACHER’S HANDS: A CRITICAL DISCOURSE ANALYSIS OF A BRAZILIAN GOVERNMENT CAMPAIGN THROUGH SYSTEMIC FUNCTIONAL LINGUISTICS

  • Marcia Regina Pawlas CARAZZAI/Raquel Cristina Mendes de CARVALHO
Palavras-chave: Educação, Campanha governamental, Linguística sistêmico-funcional

Resumo

Este trabalho analisa uma campanha televisiva de 2009/2010 do governo brasileiro para encorajar as pessoas a se tornarem professores. Enfoca-se na linguagem verbal usada no vídeo com base na Linguística-Sistêmica Funcional (HALLIDAY, 1994) e na Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2003). Esta abordagem combinada é usada para mostrar como os professores são representados no texto analisado. Os resultados mostram os professores como provedores da educação, e que o governo brasileiro vê os professores como os únicos responsáveis pelo desenvolvimento do país, isentando a si mesmo e também outros profissionais desta responsabilidade.

Biografia do Autor

Marcia Regina Pawlas CARAZZAI/Raquel Cristina Mendes de CARVALHO

Docente do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná, Brasil. Doutoranda no programa de pós-graduação em Letras-Inglês e Literatura Correspondente da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. E-mail: mcarazzai@gmail.com.

Docente do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná, Brasil. E-mail: racricarvalho@gmail.com.

Seção
Artigos