O GÊNERO TIRAS EM QUADRINHOS: ANÁLISE DE ALGUMAS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO

  • Francimeire CESÁRIO DE OLIVEIRA/Ana Alice de Freitas Neta ARAÚJO/Rosângela Maria Bessa VIDAL
Palavras-chave: Interação verbal, Gêneros textuais, Contexto social, Tiras em quadrinhos

Resumo

A finalidade deste artigo é apresentar algumas estratégias discursivas (e/ou linguísticas) mais recorrentes no gênero tiras em quadrinhos, cujo corpus é constituído de cem tiras, de autoria do quadrinista Laerte, disponível na Internet (www.uol.com.br/laerte). Selecionamos apenas oito tiras para análise. Para refletir sobre a noção de gêneros partimos da perspectiva de interação verbal e dialógica subsidiadas pelo contexto social. Tais análises evidenciaram que a estrutura teórica adotada (respaldada em Bakhtin) contribui para entender fenômenos sociais ocorridos na e pela linguagem, e que o gênero em análise, visto pelo âmbito discursivo, incita funções semânticas e contextuais para o ensino de língua.

Biografia do Autor

Francimeire CESÁRIO DE OLIVEIRA/Ana Alice de Freitas Neta ARAÚJO/Rosângela Maria Bessa VIDAL

Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Funcionalistas (GPEF) e aluna do Programa de PósGraduação em Letras – PPGL (Mestrado) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de A. Maia” – CAMEAM, Pau dos Ferros, RN, Brasil. E-mail: meire.c@hotmail.com.

Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Funcionalistas (GPEF) e aluna do Programa de PósGraduação em Letras – PPGL (Mestrado) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de A. Maia” – CAMEAM, Pau dos Ferros, RN, Brasil. E-mail: anaaliceneta@hotmail.com.

Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Funcionalistas (GPEF) e professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGL, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de A. Maia” – CAMEAM, Pau dos Ferros, RN, Brasil. E-mail: rosangelauern@gmail.com.

Seção
Artigos