AS PROJEÇÕES FIGURATIVAS E SEU “NOVO” STATUS NOS ESTUDOS DA LINGUAGEM E NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA

  • Thais Fernandes SAMPAIO
Palavras-chave: Metáfora conceptual, Metonímia, Linguística Cognitiva

Resumo

Este artigo apresenta e discute os aspectos centrais da Teoria da Metáfora Conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 1980 [2002]; LAKOFF, 1987,1993) e da Teoria Integrada da Metáfora Primária (LAKOFF; JOHNSON, 1999). Contrapomos essas teorias à concepção tradicional de metáfora como figura de linguagem, enfatizando o estatuto cognitivo que a Linguística Cognitiva lhe confere. Consideramos, ainda, as discussões sobre a interação entre Metáforas e Metonímias (BARCELONA, 2003) e a questão do Escopo da Metáfora (KÖVECSES, 2002). O artigo é concluído com algumas considerações acerca do papel das projeções figurativas no ensino de língua materna

Biografia do Autor

Thais Fernandes SAMPAIO

Departamento de Letras, Faculdade de Letras, UFJF, Juiz de Fora, Minas Gerias, Brasil. thais.fernandes@ufjf.edu,br

Seção
Artigos